JULIA MILHOMEM E RUAN CUNHA/Secom
A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, anunciou junto a secretária da Mulher, Luciana Zamproni, a criação da segunda unidade do Espaço de Acolhimento da Mulher, em Cuiabá. A sala seguirá os mesmos moldes de atendimento da piloto, inaugurada há 1 ano, com a disponibilização de atendimentos de saúde, psicológicos, sociais e jurídicos.
O espaço será situado na nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Jardim Leblon, que atualmente está com 90% das obras concluídas e deve ser entregue nos próximos meses. Segundo a primeira-dama, o espaço será o segundo do Brasil presente dentro de uma unidade pública de saúde.
“Em suas palestras, a Maria da Penha sempre destacava a importância de ter um espaço para o atendimento específico e imediato da mulher vitimada. E em suas andanças pelo Brasil ela nunca viu isso dentro de um espaço público de saúde, até inaugurarmos essa unidade que tem sido importante para o combate à violência doméstica. Agora vamos estender para os bairros com a UPA do Jardim Lebron e com certeza será mais uma vitória para a área da mulher em Cuiabá”, contou Márcia.
O atendimento para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar segue 24 horas no Espaço de Acolhimento, presente no Hospital Municipal de Cuiabá, e tem servido também para ações preventivas como denúncias contra agressores. Dos 282 atendimentos registrados em 1 ano, 67 foram de mulheres que fizeram denúncias de forma espontânea.
“É importante fazer esse atendimento imediato da mulher que, infelizmente, chega violentada. Todos são treinados para dar sigilo, segurança e total suporte. Mas, o mais importante é as mulheres que enxergam o espaço como uma saída, que buscam apoio e socorro antes de chegar à violência extrema. Queremos encorajá-las a enxergar o espaço como uma saída. Denunciem que estamos aqui para acolhe-las”, reforçou a secretária Zamproni.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio
Gestão documental: a base para transformar IA em vantagem competitiva