Da Redação
Em nota, "o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da campanha Justiça Segura – Não Caia no Golpe!, chama a atenção da população para uma ameaça silenciosa do ambiente virtual: o golpe do pharming".
Ressalta que "diferente de outros crimes digitais, essa prática consegue redirecionar a navegação do usuário para sites falsos, mesmo quando o endereço correto é digitado no navegador".
O TJMT considera ainda que:
Segundo especialistas, os criminosos alteram o caminho de navegação diretamente na rede ou no dispositivo da vítima. Com isso, a pessoa acredita estar acessando uma página confiável, como a de bancos, órgãos públicos ou serviços online, mas, na verdade, está diante de uma cópia que imita o layout oficial. O objetivo é induzir a entrega de informações sensíveis, como senhas, dados bancários e documentos pessoais.
Esse tipo de fraude pode causar graves prejuízos financeiros e comprometer a identidade digital da vítima. Por isso, o Tribunal de Justiça reforça a importância da atenção redobrada. Entre as medidas de prevenção, destacam-se a manutenção de antivírus atualizados, a utilização de redes seguras de internet e a checagem constante de certificados digitais dos sites acessados.
A iniciativa integra a série de ações da Justiça Segura, campanha institucional que busca orientar a sociedade sobre golpes e fraudes virtuais, ampliando a proteção dos cidadãos e a segurança da informação.
Com Dani Cunha/Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio
Gestão documental: a base para transformar IA em vantagem competitiva
Governo e UFMT: parceria para estudo sobre cadeia de fertilizantes
MP: réu é condenado a 10 anos e oito meses por atropelamento
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas