Da Redação
O Ministério Público Federal (MPF) informa que "abriu um procedimento para acompanhar a possível demarcação da área conhecida como Aldeia Tsõreprè, no município de Ribeirão Cascalheira (MT)".
Por meio da Assessoria, acentua:
A área é reivindicada pelo povo A?uwe-Xavante, que ocupa tradicionalmente a região. Com o procedimento, o MPF pretende verificar as providências da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) referentes a qualificação, consulta comunitária e possível instauração do processo de demarcação da área.
O objetivo é garantir que a Funai adote atos concretos e contínuos para a delimitação da Terra Indígena (TI). “O procedimento administrativo é a ferramenta adequada para o MPF acompanhar e fiscalizar políticas públicas e ações de instituições. Ele permite um monitoramento eficaz das atividades e a garantia de que as obrigações e os prazos sejam cumpridos”, explica a procuradora da República Ludmila Bortoleto Monteiro.
Aldeia
De acordo com manifestação da Funai ao MPF, a reivindicação da comunidade Xavante está formalmente registrada na instituição e foi inserida na agenda de consultas comunitárias. A Funai também reconhece a relevância histórica, cultural e arqueológica da área, que já foi classificada, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como o mais importante centro geopolítico e cultural de toda nação Xavante no Rio das Mortes.
A Aldeia Tsõreprè está localizada a cerca de 15 quilômetros ao norte do limite da Terra Indígena Pimentel Barbosa, na região nordeste de Mato Grosso, próximo à Serra do Roncador. É considerada o centro histórico mais antigo do território A'uwe e está na área que será afetada pela construção da BR-080, que liga Brasília (DF) ao município de Ribeirão Cascalheira (MT), a cerca de 780 km de Cuiabá.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Ministério Público Federal
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio
Gestão documental: a base para transformar IA em vantagem competitiva
Governo e UFMT: parceria para estudo sobre cadeia de fertilizantes
MP: réu é condenado a 10 anos e oito meses por atropelamento
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas
TJ: fazenda com herdeira e banco condenado a pagar honorários e custas