Marilda Venzel
Nesta sexta-feira, dia 2 de julho, é comemorado o Dia Nacional do Hospital. Trata-se de uma data simbólica de suma relevância para os tempos atuais que vivemos. O mundo inteiro há mais de um ano voltou sua atenção para este espaço em razão da pandemia e talvez, nunca tenha se falado tanto de hospital nos meios de comunicação, nas rodas de conversa e pelas redes sociais como agora.
Enquanto diretora-geral do Hospital São Mateus, em Cuiabá, estou convencida de que o hospital é um lugar de esperança. Isso porque, centenas de famílias diariamente se unem em um gesto de fé e de amor pela melhora de seus entes queridos.
É também um lugar de alegrias, porque é onde crianças nascem, pessoas cuidam de suas saúde de forma preventiva, e até mesmo, existem as que buscam procedimentos estéticos, como cirurgias plásticas, e isso também causa felicidade.
Infelizmente, sabemos que o hospital também é um lugar de despedida, porque nem sempre é possível se alcançar a cura, mas isso não significa que nós, profissionais da saúde, não tentamos.
Pelo contrário, percebo o quanto há dedicação dos médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais que se desdobram para atender aos pacientes.
Escolher trabalhar em um hospital é realmente uma missão honrosa e desafiadora, principalmente quando enfrentamos de forma coletiva desafios como a pandemia de coronavírus.
Hospital é, portanto, um espaço de encontro, de dedicação e de aprendizagem. E digo isso porque não é possível mensurar o quanto aprendemos diariamente com os pacientes que lutam pelas suas vidas e pela sua saúde, o quanto aprendemos com os familiares que não desistem e se esforçam para vir visitar aqueles que estão em recuperação.
Celebrar o Dia do Hospital é celebrar a ciência, pois esse é o lugar onde a ciência, em múltiplas especialidades, é praticada a todo momento, e é graças a elas que conseguimos administrar a saúde.
No Hospital São Mateus essa rotina é um motor que nos impulsiona a sempre buscar o melhor para nossos pacientes, seja por meio dos profissionais, seja pelas técnicas e novas tecnologias, nas quais investimos porque acreditamos que melhorar é sempre possível e necessário.
Quero aproveitar para parabenizar e agradecer a todos que se dedicam ao cuidado, pois é isso que define um profissional da saúde e é isso que define um hospital. Que possamos continuar cumprindo nosso papel com eficiência e garantindo que cada vez mais pessoas sejam beneficiadas pelos serviços que se prestam em um hospital.
Por Marilda Venzel

Ainda não há comentários.
Veja mais:
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização