Nesta segunda-feira (17), o senador Wellington Fagundes (PL-MT) esteve em Cáceres para acompanhar uma vistoria técnica do DNIT voltada à recuperação da navegabilidade do Rio Paraguai. O trecho de acesso à baía, onde atracam as embarcações, sofre com forte assoreamento, o que tem dificultado o transporte de produtos, reduzido a competitividade logística e impactado setores essenciais da economia local.
Atendendo às demandas da população e das lideranças regionais, Wellington articulou com o DNIT a realização de estudos técnicos e o início dos trabalhos de dragagem. “Garantir a navegabilidade do Rio Paraguai é garantir o direito de Cáceres se desenvolver com logística, turismo e oportunidades”, afirmou o parlamentar.
Durante a vistoria, Wellington Fagundes reforçou o histórico de atuação na região.
“Estamos aqui com a prefeita, vereadores, autoridades e a equipe do DNIT de Brasília, já que temos um grande problema de assoreamento e deslocamento de sedimentos, que impedem os barcos de atracar. Isso provocou um grande transtorno. Há 10 anos iniciamos essa ação, realizamos o derrocamento das pedras e mantivemos a manutenção. Agora vamos resolver a dragagem. Precisamos das licenças ambientais, e é nisso que estamos trabalhando. Conseguimos incluir, além do trecho de Cáceres, mais 20 km até o Rio Sepotuba.”
Representantes do DNIT destacaram o esforço conjunto para atender à demanda regional.
“Foram vários os pedidos, feitos pela prefeita e pelo próprio senador em Brasília. Por isso, hoje deslocamos nossa equipe da capital para realizar esse acompanhamento. Isso é fruto de muito trabalho, e nos colocamos à disposição para atuar por melhorias aqui nesta região”, afirmou um dos representantes do DNIT.
Wellington ainda visitou a Catedral de Cáceres, inspirada na Notre-Dame. Recebido pelo pároco, padre Jair Fante, ouviu demandas por melhorias estruturais, como climatização e salas de apoio social, e se comprometeu a buscar recursos no Ministério da Cultura.
Fagundes também esteve na área onde será construído o novo SEST SENAT, que ampliará serviços sociais e de capacitação profissional no município. O projeto integra um pacote de investimentos que deve ultrapassar R$ 40 milhões e inclui ainda a defesa da passagem da Ferrogrão por Cáceres, reforçada após a inauguração da ZPE.
“O senador Wellington tem sido um grande parceiro de Cáceres. Seu olhar atento e sua articulação em Brasília têm garantido avanços que, sozinhos, não conseguiríamos conquistar. A cidade só tem a agradecer”, ressaltou a prefeita Eliene Liberato.
Fonte: Assessoria


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Quase 60% sairiam do tráfico caso tivessem renda, aponta pesquisa
Operação integrada apreende mais de 90 kg de supermaconha
Atividade econômica brasileira contraiu 0,2% em setembro
PC confirma prisão de homem que ameaçava matar ex-namorada
Governo: MT é destaque com maior obra de ferrovia em execução no país
Mercado reduz previsão da inflação para 4,46%, abaixo do teto da meta
A filosofia da crise
Deputado propõe sistema de monitoramento de pensão alimentícia via PIX
Sono de Alta Performance: o que a ciência revela sobre dormir bem
Entre o crime e o terror: por um marco jurídico à altura da organização das facções