Nesta segunda-feira (17), o senador Wellington Fagundes (PL-MT) esteve em Cáceres para acompanhar uma vistoria técnica do DNIT voltada à recuperação da navegabilidade do Rio Paraguai. O trecho de acesso à baía, onde atracam as embarcações, sofre com forte assoreamento, o que tem dificultado o transporte de produtos, reduzido a competitividade logística e impactado setores essenciais da economia local.
Atendendo às demandas da população e das lideranças regionais, Wellington articulou com o DNIT a realização de estudos técnicos e o início dos trabalhos de dragagem. “Garantir a navegabilidade do Rio Paraguai é garantir o direito de Cáceres se desenvolver com logística, turismo e oportunidades”, afirmou o parlamentar.
Durante a vistoria, Wellington Fagundes reforçou o histórico de atuação na região.
“Estamos aqui com a prefeita, vereadores, autoridades e a equipe do DNIT de Brasília, já que temos um grande problema de assoreamento e deslocamento de sedimentos, que impedem os barcos de atracar. Isso provocou um grande transtorno. Há 10 anos iniciamos essa ação, realizamos o derrocamento das pedras e mantivemos a manutenção. Agora vamos resolver a dragagem. Precisamos das licenças ambientais, e é nisso que estamos trabalhando. Conseguimos incluir, além do trecho de Cáceres, mais 20 km até o Rio Sepotuba.”
Representantes do DNIT destacaram o esforço conjunto para atender à demanda regional.
“Foram vários os pedidos, feitos pela prefeita e pelo próprio senador em Brasília. Por isso, hoje deslocamos nossa equipe da capital para realizar esse acompanhamento. Isso é fruto de muito trabalho, e nos colocamos à disposição para atuar por melhorias aqui nesta região”, afirmou um dos representantes do DNIT.
Wellington ainda visitou a Catedral de Cáceres, inspirada na Notre-Dame. Recebido pelo pároco, padre Jair Fante, ouviu demandas por melhorias estruturais, como climatização e salas de apoio social, e se comprometeu a buscar recursos no Ministério da Cultura.
Fagundes também esteve na área onde será construído o novo SEST SENAT, que ampliará serviços sociais e de capacitação profissional no município. O projeto integra um pacote de investimentos que deve ultrapassar R$ 40 milhões e inclui ainda a defesa da passagem da Ferrogrão por Cáceres, reforçada após a inauguração da ZPE.
“O senador Wellington tem sido um grande parceiro de Cáceres. Seu olhar atento e sua articulação em Brasília têm garantido avanços que, sozinhos, não conseguiríamos conquistar. A cidade só tem a agradecer”, ressaltou a prefeita Eliene Liberato.
Fonte: Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande