Marco Túlio Duarte Soares
Em um cenário econômico cada vez mais desafiador, em que o acesso ao crédito e a inclusão financeira são determinantes para o desenvolvimento de pessoas e negócios, o cooperativismo de crédito se consolida como um modelo que alia sustentabilidade, proximidade e impacto social. Mais do que oferecer produtos e serviços financeiros, uma cooperativa existe para promover o crescimento conjunto de seus associados e das comunidades onde está inserida.
Na cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará, acreditamos que o desenvolvimento de uma comunidade é construído de forma conjunta, com base na confiança e na cooperação. Por isso, atuamos com foco em gerar valor econômico de maneira sustentável e, ao mesmo tempo, contribuir para o fortalecimento das relações sociais e o estímulo à cidadania financeira.
Um dos momentos mais simbólicos dessa relação de transparência e proximidade é a Apresentação de Resultados, evento em que a cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA compartilha com os associados e a comunidade o desempenho alcançado ao longo do exercício. Neste ano, aproximadamente 159 mil pessoas participaram do evento, que vai além da divulgação dos indicadores financeiros, pois essa iniciativa reafirma nosso compromisso com a gestão participativa e com a responsabilidade na administração dos recursos.
Durante o evento, também temos a satisfação de promover o projeto “Presente aos Municípios”, que destina parte dos resultados da cooperativa a ações de impacto social, ambiental e educacional, somente este ano, foram contemplados 158 projetos. Essa iniciativa reforça o papel do cooperativismo como agente de desenvolvimento local, fortalecendo o compromisso de contribuir de forma direta com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e com a construção de um futuro mais sustentável.
Enquanto as instituições financeiras tradicionais têm foco na maximização do lucro e na remuneração de acionistas, as cooperativas de crédito seguem um caminho diferente. No Sicredi, os resultados são revertidos para os próprios associados e para as comunidades, de forma justa e equilibrada. Essa é a essência do nosso modelo: crescer juntos, com responsabilidade, inclusão e propósito.
Ao longo dos anos, o cooperativismo de crédito tem se mostrado uma alternativa sólida, moderna e eficiente para quem busca não apenas soluções financeiras, mas também pertencimento e desenvolvimento coletivo. Seguiremos firmes em nossa missão de fortalecer esse modelo, promovendo prosperidade compartilhada e contribuindo para a construção de comunidades mais justas, colaborativas e sustentáveis.
*Marco Túlio Duarte Soares é o presidente do Conselho de Administração da Sicredi Integração MT/AP/PA.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
PL 4588: o escudo legal do agronegócio
TJ manda plano de saúde pagar cirurgia urgente de criança
Como os Algoritmos Estão Lendo Seus Pensamentos?
Tentativa de roubo de gado: PM prende três homens em flagrante
Governo de Mato Grosso avisa que expediente será normal na 6ª feira
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso
PM confirma prisão de mulher acusada de matar o marido
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC
Sonegação fiscal na mira: Operação integrada bloqueia R$ 35 mi
AL: CCJR reduz limite de remanejamento do Estado de 20% para 5%