As obras da ponte ferroviária sobre o Rio Araguaia, entre Aruanã (GO) e Cocalinho (MT), avançam rapidamente e se tornam um marco na integração logística do Centro-Oeste. A estrutura, parte essencial da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), materializa um projeto defendido há mais de uma década pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), que articulou etapas técnicas, garantiu recursos no Orçamento da União e trabalhou ao lado do DNIT, ANTT e Ministério dos Transportes para integrar o Vale do Araguaia à malha ferroviária nacional.
Segundo o senador, a construção da ponte é resultado de um trabalho contínuo que começou há muitos anos. “A trajetória da FICO começou lá atrás, em 2013, quando discutimos os primeiros estudos de traçado e viabilidade. Desde então, percorri audiências públicas, reuniões com técnicos da VALEC e da ANTT, agendas ministeriais e visitas de campo, sempre trabalhando para consolidar o trecho Campinorte–Água Boa e garantir a construção da ponte sobre o Araguaia.” Em 2019, durante reunião com o então ministro Tarcísio de Freitas, o senador reforçou a prioridade do corredor ferroviário para Mato Grosso. Em 2021, liderou encontro com UFMT, IFMT, CNT e autoridades locais para ajustar o cronograma da obra. Em 2024, comemorou a aprovação do projeto executivo da ponte, etapa que destravou a fase atual de execução.
Ainda em 2024, em reunião no Ministério dos Transportes, Wellington recebeu a confirmação de que o investimento previsto para a ponte é de R$ 165 milhões. A estrutura terá 1.031 metros de extensão, preparada para suportar o transporte ferroviário da FICO e integrando-se às obras de pavimentação da BR-080 nos dois estados. O senador destacou que a ponte é uma das obras mais estratégicas para a infraestrutura nacional, sobretudo pelo impacto direto no escoamento da produção mato-grossense.
Com o canteiro avançando às margens do Araguaia e a montagem das fundações em ritmo acelerado, a ponte criará um dos corredores ferroviários mais eficientes para o transporte de cargas no Brasil. Ao conectar Mato Grosso à Ferrovia Norte-Sul, a FICO reduzirá custos logísticos, aumentará a competitividade do agronegócio, ampliará a capacidade de exportação e impulsionará o desenvolvimento dos municípios Cocalinho, Nova Nazaré, Água Boa,e Região do Araguaia.
Para Wellington, o avanço da ponte simboliza um esforço conjunto que envolve União, estados, municípios e o setor produtivo. “A FICO é uma obra de Estado, não de governo. Ver a ponte se materializando prova que trabalho sério, persistência e articulação dão resultado”, afirma o senador. Ele reforça que a obra representa uma transformação para a região. “Logística é oportunidade. A ponte do Araguaia significa integração, crescimento e futuro para Mato Grosso.”
Com as obras em ritmo contínuo, a ponte ferroviária do Araguaia se consolida como uma das entregas mais relevantes do novo ciclo logístico do país e como marco definitivo da atuação do senador Wellington Fagundes na modernização da infraestrutura nacional.
Da Assessoria


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