Da Redação - FocoCidade
O Ministério Público Eleitoral em Mato Grosso (MP Eleitoral) garantiu, perante a Justiça Eleitoral, condenação de Nilson Aparecido Sussai, proprietário do site “Terra MT Digital” (www.terramtdigital.com.br). Nilson praticou a conduta de realização e divulgação de enquete no período de campanha eleitoral.
Ele foi condenado ao pagamento de multa fixada em R$ 53.205,00 (cinquenta e três mil e duzentos reais).
Conforme a Lei 9.504/97 (Lei das Eleições), a partir do dia 20 de julho do respectivo ano eleitoral, não é permitida a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral. A partir da referida data, a Lei das Eleições permite a realização de pesquisas, desde que cadastradas e autorizadas pela Justiça Eleitoral.
De acordo com a inicial, o representado divulgou a enquete indagando a respeito da preferência em relação a alguns nomes para disputar o cargo de Deputado Estadual nas eleições de 2018. Em seu site a enquete continha a frase “se estes fossem candidatos a deputado estadual, em quem você votaria?”, e eram apresentados 14 candidatos em que os internautas que acessassem o site poderiam votar.
O fato é que não haverá apenas 14 candidatos a deputado estadual pelo Estado de Mato Grosso, deste modo, a publicação da enquete se mostra como um meio que pode macular a real intenção de votos do eleitorado, vindo a causar interferências no pleito.
Embora o representado, em sua defesa, tenha afirmado que não tinha conhecimento da legislação que estabelece a diferença entre enquete e pesquisa e sua necessidade de registro junto à Justiça Eleitoral, o Juiz Paulo César Alves Sodré, que julgou o pedido do MPF, ressaltou que os princípios aclamados por ele não podem servir para justificar a prática de ilícitos eleitorais, principalmente quando se refere ao equilíbrio do pleito.
“A lei das eleições tem como objetivo, preservar a igualdade de oportunidades entre os candidatos nos pleitos eleitorais e garantir a transparência no que tange à realização e divulgação de pesquisas eleitorais, vez que a mesma poderá influenciar no voto do eleitor”, salientou o juiz Paulo Sodré.
Com informações MPF
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo: carta aponta caminhos para fortalecer agricultura familiar
TCE alerta gestores municipais à implementação da Reforma Tributária
O consumidor e a energia compartilhada
Reação da Sefaz-SP à Operação Ícaro prejudica os bons contribuintes
Tarifaço completa um mês com queda nas vendas e pacote de apoio
Combate à pedofilia: PF prende homem por armazenar arquivos
Nova Ordem Autoritária - Grupo de países liderados por China e Rússia desafiam instituições democráticas
Tribunal de Justiça condena companhia aérea por atraso em voo
Estudo: setembro começa com leve alta no custo da cesta básica
Controvérsia judicial acerca das limitações da compensação de créditos judicias