Da Redação
A prefeitura de Várzea Grande anunciou a abertura de inscrições para cursos de capacitação profissional, buscando qualificar, avançar no mercado de trabalho e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do município.
A gestão informa que selou parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, para microempreendedor individual.
O Executivo municipal pontua que as inscrições estão abertas até o dia 14 de julho. Nessa etapa, a parceria assegura 240 vagas que "estão sendo disponibilizadas para os residentes no município".
Confira mais informações, de acordo com a Comunicação de VG, sob o secretário Marcos Lemos:
Mesmo em viés de baixa, o desemprego no Brasil supera a marca dos 10,6 milhões de pessoas e a Prefeitura de Várzea Grande está se unindo a instituições educacionais como o Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, para capacitar e permitir que novos empreendedores ocupem as atuais vagas de trabalho em indústrias e empresas que tem cada dia mais exigido dos interessados em trabalhar, capacitação, empreendedorismo e vontade de vencer.
Partindo desta premissa e acolhendo determinação do prefeito Kalil Baracat, e pedido de parceiros, como indústrias, comércios e empresas que tem recebido currículos da Secretaria de Assistência Social e aberto vagas para diminuir o exagerado número de desempregados, mas com trabalhadores capacitados, é que está sendo aberta inscrições para microempreendedores individuais.
“Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), dá início a segunda etapa do curso de Microempreendedor Individual, cujo objetivo é promover a formação, aperfeiçoamento e capacitação profissional, aquelas pessoas que desejam se empreender e montar o seu próprio negócio, uma opção a mais para reverter o desemprego, pois mesmo estando em queda, se percebe claramente que grande parte das vagas geradas são para trabalhadores sem carteira assinada, o que torna os mesmos informais, quando na realidade o país, Várzea Grande e Mato Grosso precisam de empregos formais, com garantias e vantagens”, disse o prefeito Kalil Baracat.
O cadastro para a capacitação pode ser feito em uma das unidades do Centro de Referência em Assistência Social - CRAS - dos bairros Cristo Rei, Santa Maria, Jardim Glória e São Mateus e na Sede da Secretaria de Assistência Social e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
Kalil Baracat destaca que Várzea Grande está em um momento de transformação e de retomada econômica e que muitas oportunidades irão surgir, principalmente, porque o município vai abrigar o Parque Tecnológico, com ampliação de novas indústrias, o que vai gerar mais emprego e renda para a população. “E a capacitação profissional é um dos requisitos que favorece na contratação de mão de obra, independente, do setor de atuação. Por isso a importância de o profissional estar preparado”.
A titular da pasta, Ana Cristina Vieira explica que o curso de Microempreendedor Individual faz parte do programa Qualifica + VG e que o IFMT é uma das instituições parceiras da Prefeitura Municipal, e que disponibilizou à população local 500 vagas para essa modalidade. “A primeira turma, composta por 260 alunos, estarão nesta primeira quinzena de julho, concluindo o curso, por essa razão estamos abrindo neste momento as inscrições para a segunda turma. É importante que os interessados em participar do curso de Microempreendedor Individual, que é um dos mais concorridos, estejam atentos ao período de inscrição que será de 4 a 14 de julho”, alertou.
A gestora disse ainda que neste ano de 2022 a Secretaria de Assistência Social vai ampliar ainda mais as parcerias de serviços, com intuito de oferecer a população, vários cursos de capacitação. “Estamos neste primeiro momento, junto com o Instituto Federal de Mato Grosso, oferecendo o curso de Microempreendedor Individual, porém outros estão em análise, e tão logo se confirmem, estaremos abrindo novas inscrições”, pontuou a secretária.
CRITÉRIO: Para se candidatar ao Curso de Microempreendedor Individual, é preciso ter idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo; ser beneficiário ou familiar de alguém que receba o Auxílio Brasil (com comprovação), ou estar registrado no CadÚnico de programas sociais do governo federal. Para a efetivação da inscrição é necessária ainda a apresentação do comprovante de residência, dados bancários (cópia do cartão), certidão de nascimento, histórico escolar, RG, CPF, cartão NIS, cartão de vacinação e quitação militar (obrigatório para o sexo masculino).
Os alunos que efetivarem a inscrição irão receber todo o kit escolar, uniforme, material impresso, auxílio transporte e alimentação.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade
Nove em cada 10 mulheres já sofreram violência ao se deslocar à noite
Bolsonaro é preso pela Polícia Federal em Brasília
A nova era da indústria alimentícia: quando tecnologia e sustentabilidade caminham juntas
Dívida ativa: PGE anuncia descontos de até 65% em multas
Digitalização, personalização e governança: os pilares do franchising de saúde em 2026
Sofrer Não É Crime: O Perigo de Diagnosticar a Vida
Projeto que limita acareação em crime contra mulher é aprovado na CCJ