Da Redação
A decisão da prefeitura de Cuiabá sobre republicação de Decreto, que tornou ponto facultativo o feriado de Corpus Christi, foi um dos pontos destacados pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) - durante a live na noite desta terça-feira (14).
Com a mudança, fica assegurado o pleno funcionamento dos estabelecimentos de forma geral, sem ter que remunerar horas trabalhadas em dobro - seguindo a Convenção Coletiva de trabalho (CCT) em feriados.
Ocorre que esse aspecto gerou "reações" à cargo de trabalhadores.
Pinheiro admitiu que deveria ter antecipado essa decisão - mas prometeu rever posição dos próximos feriados.
O prefeito abordou vários temas - como infraestrutura, saúde e social.
Sobre política, e questionado em relação ao nome da primeira-dama, Márcia Pinheiro, para as eleições 2022 - o prefeito assinalou que "logo terá novidades".
Também lembrou que o nome da primeira-dama é uma via para disputar posto em chapa majoritária.
Reconhecimento do BNDES
O prefeito lembrou o reconhecimento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Ecômico e Social (BNDES), em relação aos resultados conferidos no município na área de saneamento.
"O BNDES - completando 70 anos, enviou um vídeo para Cuiabá, por conta da evolução do saneamento", evidenciou Pinheiro, frisando ser a Capital destaque nesse aspecto.
Fecomércio
A Fecomércio destacou em comunicado hoje a mudança sobre o Decreto na Capital, confira:
A Prefeitura de Cuiabá republicou o Decreto nº 9.141/22, nesta terça-feira (14), estabelecendo como ponto facultativo o feriado de Corpus Christi, que ocorrerá na próxima quinta-feira (16).
A medida foi tomada após a Assessoria Jurídica da Fecomércio-MT ter averiguado um equívoco no decreto, por não levar em consideração a Lei Estadual nº 11.346/21, editada pela Assembleia Legislativa do estado (ALMT), que dispõe sobre a facultatividade dos feriados estaduais e municipais para os anos de 2021 e 2022.
Com isso, o comércio da capital poderá funcionar sem a necessidade de observância da Convenção Coletiva de trabalho (CCT), que trata da remuneração das horas trabalhadas em dobro e comissões das vendas realizadas no dia.
“Para trazer segurança jurídica às empresas da capital, solicitamos à Prefeitura de Cuiabá a republicação do decreto, evitando, assim, margens a falsas interpretações inerentes as relações laborais, mantendo segura as boas relações entre os comerciantes e seus colaboradores”, explicou o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.
O presidente destaca, ainda, a responsabilidade é inerente da entidade, que é responsável em realizar todas as convenções e acordos coletivos no estado. “Estamos sempre atentos às demandas do comércio mato-grossense, contribuindo com orientações seguras e que não resultem em riscos para o empresariado”.
O decreto municipal traz a nova determinação considerando a crise econômico-financeira vivenciada atualmente e a necessidade de medidas que propiciem e contribuam para a aceleração da economia local.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco