Da Redação
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) quer assegurar direitos aos servidores ativos e inativos de Mato Grosso através de emendas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2022. Após pedir vista na semana passada ele devolveu o projeto com emendas nesta terça-feira (31), para passar pela 1ª votação.
Uma das emendas de Lúdio modifica o artigo 52 da LDO e garante a reposição da inflação aos servidores, de modo que a Revisão Geral Anual (RGA) de 2022 tenha que ser de, no mínimo, a inflação registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano 2021. Essa emenda inclui também os aposentados e pensionistas na previsão de receber RGA.
"Os servidores públicos, principalmente os aposentados e pensionistas, foram muito sacrificados nos últimos anos em Mato Grosso. A reposição de 2% feita pelo governador em 2021 é irrisória. A perda salarial dos servidores da ativa foi de 21% nos últimos 4 anos, e dos inativos foi de 35%. Além da perda pela inflação, os aposentados e pensionistas tiveram 14% da remuneração confiscada a título de contribuição previdenciária. Parte desse confisco foi amenizado neste mês, mas a justiça ainda não foi feita, pois a isenção ainda não chega ao teto do INSS, como seria justo", afirmou Lúdio.
Outra emenda de Lúdio adiciona o artigo 50-A e assegura previsão orçamentária para que os servidores aposentados e pensionistas sejam isentos da contribuição previdenciária até o teto do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A expectativa de Lúdio é retomar o debate com um novo projeto sobre a isenção da Previdência para o conjunto dos aposentados e pensionistas no próximo ano.
Lúdio afirmou que o Estado de Mato Grosso tem dinheiro de sobra em caixa, pois fechou o ano de 2020 com superávit de R$ 3,9 bilhões, segundo dados da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), apresentados no balanço do 3º quadrimestre de 2020. Além disso, a despesa do Estado com pessoal chegou a 44% da receita corrente líquida, limite abaixo do permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal e, portanto, com margem de R$ 1 bilhão para conceder a reposição salarial.
(Com informações da Assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio