Benedito Figueiredo Junior
Popular entre atrizes famosos como Angelina Jouli a bichectomia que é a cirurgia para afinar o rosto tem que ser muito bem pensada antes de sua realização.
Vamos primeiro entender do que se trata. A bichectomia consiste na remoção das bolas de Bichat - estruturas de tecido gorduroso que ficam abaixo das maçãs do rosto.
Elas não tem muita função quando adultos e em alguns casos é removida por motivos funcionais já que algumas pessoas mordem de forma excessiva as bochechas nas atividades diárias, como durante a alimentação, por exemplo e ficam machucadas, nesse caso é analisado sua necessidade.
Só que as pessoas têm buscado fazer a cirurgia com fins estéticos, ou seja, para deixar o rosto mais fino e simétrico. Parece uma boa ideia, só que uma das principais preocupações com relação à bichectomia não tem a ver com o pós-operatório em si, mas com o aspecto da nova fisionomia com o passar dos anos. Afinal, o procedimento pode deixar a pele mais flácida por não ter mais as bolas de Bichat e ainda deixar o rosto com aspecto encovado, por isso é interessante pensar bem se de fato quer se submeter a essa cirurgia.
Fora o pós-cirúrgico que traz riscos de inchaços e dores na região de onde foram retiradas as bolas de Bichat e ainda se corre o risco de se ter lesões do nervo facial, gerando paralisia, hemorragias, lesão do ducto parotídeo, assimetria facial e infecções.
Pode-se dizer que essa cirurgia seria indicada apenas para indivíduos que sofreram um acidente, têm algum tipo de deformação ou retiraram um câncer na região deveriam cogitar a bichectomia ou uma vertente dela, assim por dizer. As bolas de Bichat são bem úteis em recuperação de face. Se forem retiradas sem necessidade em uma eventual situação elas poderiam ser necessárias e não mais estão lá.
Vale lembrar que cada pessoa é individual e não se pode comparar a outra pessoa que se submeteu ao mesmo procedimento ou a uma celebridade, porque o resultado em você será diferente.
A dica que dou é sempre a mesma antes de se submeter a qualquer procedimento converse com seu médico de preferência um que seja registrado no Conselho Regional de Cirurgia Plástica e tire todas as suas dúvidas.
Ás vezes você chega com uma ideia no consultório e ao conversar com o médico descobre que o resultado vem com outro procedimento mais indicado para seu caso.
Nunca se submeta a qualquer procedimento estético por modismo. O resultado pode ser desastroso.
Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico na Angiodermoplastic. CRM 4385 e RQE 1266. Email: drbeneplastica@gmail.com


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Nove em cada 10 mulheres já sofreram violência ao se deslocar à noite
Bolsonaro é preso pela Polícia Federal em Brasília
A nova era da indústria alimentícia: quando tecnologia e sustentabilidade caminham juntas
Dívida ativa: PGE anuncia descontos de até 65% em multas
Digitalização, personalização e governança: os pilares do franchising de saúde em 2026
Sofrer Não É Crime: O Perigo de Diagnosticar a Vida
Projeto que limita acareação em crime contra mulher é aprovado na CCJ
Governo de MT aponta ilegalidade e aciona STF contra decreto de Lula
Em Cáceres: Operação mira faccionados por tráfico de drogas
Em VG: Polícia Civil confirma prisão de acusado de homicídio