• Cuiabá, 17 de Setembro - 2025 00:00:00

Deputado pede prorrogação de auxílio para trabalhadores da Saúde


Da Redação

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) requereu a prorrogação do auxílio concedido aos trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia de covid-19 em Mato Grosso, incluindo os que atuam em regime de plantão.

O auxílio se encerrou em dezembro de 2020 e Lúdio apresentou requerimento nesta semana para que o governador Mauro Mendes (DEM) envie novo projeto de lei estendendo o pagamento até 31 de dezembro de 2021.

“A lei aprovada no ano passado foi prorrogada até dezembro, mas perdeu a vigência. E os trabalhadores continuam vivendo o mesmo drama nas unidades de saúde que atendem covid-19 em Mato Grosso. O requerimento é para que o governador prorrogue o auxílio até o fim deste ano, porque sabemos que conviveremos nessa tempestade por muito tempo ainda”, disse Lúdio.

O parlamentar lembra que "como médico sanitarista, tem monitorado a evolução da covid-19 em Mato Grosso e semanalmente faz projeções dos possíveis cenários futuros. Com a segunda onda de contágios e a vacinação da população avançando em ritmo muito lento, a pandemia deve se prolongar por todo o ano de 2021". Lúdio citou ainda o surgimento de novas variantes do vírus, com maior transmissibilidade, e que podem ser mais agressivos.

Na votação do projeto original, em julho de 2020, Lúdio havia proposto um substitutivo e duas emendas - considerando "tornar o auxílio mais justo, de modo que todos os trabalhadores da linha de frente da saúde ganhassem o valor de R$ 1,1 mil". A proposta de mudança, porém, foi reprovada em plenário, frisou.

Nacional

Vale ressaltar em que âmbito nacional, o ministro da Economia, Paulo Guedes, ressaltou - conforme reportagem do Portal Agência Brasil, reanálise sobre o auxílio emergencial no atual exercício - assinalando que em caso de calamidade novamente no país em razão de pandemia, o benefício previsto no Orçamento de forma reduzida, poderia contemplar um número menor de trabalhadores atingidos nesse contexto - principalmente os que integram programas sociais do Governo.  

 

Com Assessoria AL




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: