• Cuiabá, 24 de Novembro - 2025 00:00:00

Mendes pede mais recursos a ações contra o crime e ministro promete avaliar


Da Redação

"Esses recursos podem ser usados em várias frentes pela nossa Segurança Pública. Principalmente para adquirirmos e instalarmos centenas de câmeras OCR para fiscalizar e auxiliar no combate ao tráfico", afirmou o governador Mauro Mendes (DEM) - em requerimento ao Governo Federal sobre "mais recursos do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) para reforçar as ações contra a criminalidade na fronteira de Mato Grosso". 

O pedido foi feito no domingo (11.10) ao ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, durante reunião no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.  O ministro prometeu avaliar o pedido que já tramita no Governo Federal, bem como de outros estados.

Além disso, o governador também apresentou o projeto do governo para ampliação do número de vagas no sistema penitenciário, e que já está em andamento.

Mendes destacou que somente neste ano, Mato Grosso já apreendeu mais de 12 toneladas de drogas, boa parte na fronteira.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, requereu que sejam normalizados critérios objetivos para que o Governo Federal indenize os estados pelo combate ao tráfico, tarefa que prioritariamente é competência da União.

"Hoje a estrutura que temos para o combate ao tráfico é praticamente toda do Estado. E esses recursos da Funad podem nos auxiliar e muito para que possamos estruturar ainda mais nossas ferramentas contra a criminalidade", explicou o secretário.

O ministro André Mendonça afirmou que "a reivindicação dos estados é justa e que a normalização já está em andamento no ministério".

Ainda na reunião, o governador apresentou ao ministro as obras para ampliação de vagas nas unidades prisionais no Estado.

"Nossa meta é ampliar em 4 mil as vagas nos presídios até 2022. Já retomamos o controle da Penitenciária Central do Estado, inauguramos 1008 vagas no Presídio de Várzea Grande e estamos ampliando outras centenas de vagas por todo o estado", ressaltou.

Para o ministro, "a medida atende a necessidade de ampliação das unidades prisionais". “Vou conhecer de perto esse modelo que está sendo implantado no Estado”, destacou o ministro.

Também participaram da reunião: o secretário nacional de Segurança Pública, coronel Carlos Pain; o comandante da Força Nacional, coronel Arginaldo de Oliveira; e o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.

 

Com Assessoria




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: