Da Redação
Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei (PL 671/2020) - que prevê a integração da sociedade nos debates acerca da formulação do orçamento do Estado. A matéria é de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB).
Segundo o parlamentar, o texto institui em meio presencial e eletrônico o orçamento participativo em Mato Grosso.
A proposta, protocolada no dia 5 de agosto na Assembleia Legislativa, busca assegurar a participação da sociedade na elaboração dos projetos de lei referentes ao Plano Plurianual, Diretrizes Orçamentárias e ao Orçamento Público das administrações diretas e indiretas.
O orçamento público é a peça central de qualquer administração.
Conforme o deputado, isso se daria pela realização de assembleias orçamentárias participativas e dos conselhos regional e estadual do orçamento participativo.
“O orçamento público é a peça central de qualquer administração. Não é apenas uma lei que define previsões de receita e despesa. Trata-se de um instrumento de planejamento que define as efetivas prioridades de um governo. Não só o futuro das políticas públicas, mas o próprio desenvolvimento econômico é, em grande medida, delineado pelas opções que se faz nas peças orçamentárias”, diz um dos trechos da justificativa.
O parlamentar ainda ressalta que, "apesar dos avanços, o orçamento não tem tido a merecida participação da população, que não se vê representada na formulação das políticas públicas que irão vigorar por ordem do Estado".
“As decisões praticamente se restringem aos técnicos, ao chefe do Executivo e a alguns poucos parlamentares. Isso gera três distorções que ocorrem isolada ou conjuntamente: orçamentos irreais com grandes margens de remanejamento, que garantem ao administrador utilizar como bem quiser os recursos públicos; orçamentos definidos através de relações indevidas entre agentes públicos e empresas privadas e, por fim, orçamentos elaborados por 'tecnocratas', que estão distantes das necessidades e da realidade social”, completa.
Com Assessoria


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Marcos Tavares propõe aulas na madrugada para trabalhadores
MP lembra comissão para acompanhar aplicação das emendas
Governo reduz para R$ 7,7 bi congelamento de despesas no Orçamento
Vocês estão preparados?
Tribunal de Justiça condena universidade por aumentar mensalidades
Os novos rumos sobre a autenticação e produção das provas digitais
Prisão de Bolsonaro: a decisão de Moraes e o ponto de inflexão do sistema penal
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade