Foto: Fernando Rodrigues/Assessoria
Seguindo a agenda de campanha, o senador Wellington Fagundes (PR), candidato ao Governo, criticou a política na gestão Pedro Taques (PSDB) na área da Cultura, e prometeu "manter a autonomia financeira e administrativa da Secretaria Estadual de Cultura (SEC)". O compromisso foi firmado junto ao segmento de artistas e produtores culturais mato-grossenses.
O republicano considera que "dados do setor mostram que atualmente a SEC conta com apenas 0,35% do orçamento do Estado, suficiente apenas para manter o custeio. Vários programas foram cortados, e museus e bibliotecas foram fechados nos últimos anos".
Ele destacou a meta de "investir em Cultura é manter acesa a identidade do nosso povo. Nosso projeto para Mato Grosso é de desenvolvimento com justiça social, e a produção cultural tem importante papel”, em reunião realizada recentemente com representantes do segmento.
“Hoje, todos os equipamentos culturais públicos ou estão fechados ou estão entregues à iniciativa privada”, ponderou o escritor Eduardo Mahon, acadêmico na Academia Mato-grossense de Letras. O encontro do republicano com produtores culturais ocorreu em sua residência.
Outra reivindicação dos artistas foi o aumento gradativo de recursos destinados à secretaria, assim como a retomada de programas como o Prêmio Literatura de Mato Grosso. A reabertura de equipamentos públicos de cultura foi reforçada.
Wellington Fagundes também prometeu implantar as disciplinas de Literatura, Geografia e História de Mato Grosso no ensino médio. "Hoje, o ensino dessas áreas do conhecimento é muito superficial e aplicado em apenas algumas escolas, apesar de previsto em lei desde 1990", pontuou o candidato.
Artistas e produtores culturais também defendem a reformulação da legislação em vigor e a retomada da Lei de Incentivo à Cultura, que foi extinta pelo governo atual para a criação do Fundo Estadual de Cultura.
Wellington reforçou a possibilidade de captação de recursos em nível federal e em diferentes fontes. “Rio de Janeiro e São Paulo concentram grande parte desses recursos. Precisamos apresentar projetos viáveis e buscar esses recursos também”, afirmou.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor