Da Redação - FocoCidade
Em análise sobre os resultados da segurança pública em Mato Grosso, o governador Pedro Taques (PSDB) destacou que "Mato Grosso não registrou nenhuma morte em decorrência da violência nesta semana (de 20 a 26 de agosto)".
A estatística foi comemorada pelo chefe do Executivo estadual, candidato à reeleição, na segunda-feira (27), em encontro com servidores do Sistema de Segurança do Estado. Taques lembrou que "o governo avançou muito em segurança: o investimento no setor saltou de 1.126 bilhão em 2014 para 1.863 bi investidos em 2017".
“Se existe uma área que nós avançamos é a área de segurança pública. A pergunta que se faz não é o que nós fizemos, nem como fizemos, mas porque nós fizemos isso. Fizemos isso para que o cidadão pudesse ter paz, tranquilidade, viver bem. Para que pudéssemos e possamos caminhar sem o receio e medo de morrer e de ter nossa integridade violada. Já mostramos que somos capazes de melhorar a realidade da segurança, por isso, estamos otimistas e prontos para seguir avançando", garantiu Taques.
Taques lembrou dos feitos da segurança destacando "a maior convocação de homens e mulheres para as forças. Desde 2015, foram chamadas 3.663 pessoas. O Corpo de Bombeiros que havia recebido nos últimos 10 anos apenas 75 soldados conta agora com 450 novos membros".
Com a presença em massa de servidores efetivos, ou seja, aprovados por concurso público, o governador lembrou que honrou o compromisso com os policiais e hoje a Polícia Civil de Mato Grosso é um exemplo para o Brasil, sendo a primeira em número de inquéritos relatados.
“Temos números positivos muito expressivos. Na semana passada, por exemplo, a Folha de São Paulo mostrou que Cuiabá foi a Capital que mais reduziu os homicídios, com a queda de 30% das mortes violentas. É o resultado do esforço da nossa tropa, aliado aos investimentos em estrutura de trabalho como armamento, coletes, viaturas”, explicou Taques.
O governador disse que "o número de viaturas saltou de 680 para 1.120, sem que isso representasse aumento no consumo de combustível". Taques ainda citou como exemplo de humanização da pasta o caso dos coletes balísticos, que antes de sua administração eram adquiridos apenas no modelo masculino, o que gerava desconforto no corpo das policiais mulheres. A aquisição da Sesp na sua gestão então comprou coletes femininos. O governador se comprometeu em não alterar a jornada de trabalho dos policiais militares, hoje fixada em 24 horas de trabalho e 72 horas de descanso, a chamada 24/72.
Secretário de Segurança Pública, Gustavo Garcia agradeceu os gestores e operacionais presentes e destacou que a valorização do servidor efetivo começa a mostrar resultado. Ele observou que mais de 70% dos cargos que comissão na SESP são ocupados por servidores efetivos, o que demonstra a confiança do governador no corpo técnico da pasta. “Só nós sabemos o que passamos para chegar até aqui. Só nós sabemos o que passamos para reduzir esses índices de criminalidade, nessa semana não tivemos nenhuma morte e isso é o trabalho de vocês”, disse Garcia, que também é servidor efetivo, delegado da Polícia Judiciária Civil.
O secretário executivo de Segurança, Luiz Gustavo Tarraf, também ressaltou a valorização do servidor efetivo. “Sendo servidor de carreira e participando diretamente da gestão, tenho mais vontade de ajudar, mais vontade de conversar com as pessoas e mais vontade de trabalhar. Sempre nesse espírito de inclusão do servidor de carreira”, comentou.
Já o adjunto de Integração Operacional, coronel Jonildo José de Assis, deu um depoimento pessoal que seu pai foi servidor público de carreira do nível médio e em gestões anteriores sofreram com atrasos de salários e, por conta disso, teve que trabalhar desde criança para ajudar em casa.
“Digo que esse modelo de integração das forças é uma conquista de cada um de nós, estamos expondo isso para auditores do TCE e eles estão impressionados com a capilaridade e os resultados que nós conseguimos. Somente neste ano foram mais de 50 operações integradas, 985 ações policiais propriamente ditas e isso graças ao esforço dos senhores”, comentou ao falar das operações integradas como a Bairro Seguro.
Com Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor