Da Redação - FocoCidade
Em análise sobre os resultados da segurança pública em Mato Grosso, o governador Pedro Taques (PSDB) destacou que "Mato Grosso não registrou nenhuma morte em decorrência da violência nesta semana (de 20 a 26 de agosto)".
A estatística foi comemorada pelo chefe do Executivo estadual, candidato à reeleição, na segunda-feira (27), em encontro com servidores do Sistema de Segurança do Estado. Taques lembrou que "o governo avançou muito em segurança: o investimento no setor saltou de 1.126 bilhão em 2014 para 1.863 bi investidos em 2017".
“Se existe uma área que nós avançamos é a área de segurança pública. A pergunta que se faz não é o que nós fizemos, nem como fizemos, mas porque nós fizemos isso. Fizemos isso para que o cidadão pudesse ter paz, tranquilidade, viver bem. Para que pudéssemos e possamos caminhar sem o receio e medo de morrer e de ter nossa integridade violada. Já mostramos que somos capazes de melhorar a realidade da segurança, por isso, estamos otimistas e prontos para seguir avançando", garantiu Taques.
Taques lembrou dos feitos da segurança destacando "a maior convocação de homens e mulheres para as forças. Desde 2015, foram chamadas 3.663 pessoas. O Corpo de Bombeiros que havia recebido nos últimos 10 anos apenas 75 soldados conta agora com 450 novos membros".
Com a presença em massa de servidores efetivos, ou seja, aprovados por concurso público, o governador lembrou que honrou o compromisso com os policiais e hoje a Polícia Civil de Mato Grosso é um exemplo para o Brasil, sendo a primeira em número de inquéritos relatados.
“Temos números positivos muito expressivos. Na semana passada, por exemplo, a Folha de São Paulo mostrou que Cuiabá foi a Capital que mais reduziu os homicídios, com a queda de 30% das mortes violentas. É o resultado do esforço da nossa tropa, aliado aos investimentos em estrutura de trabalho como armamento, coletes, viaturas”, explicou Taques.
O governador disse que "o número de viaturas saltou de 680 para 1.120, sem que isso representasse aumento no consumo de combustível". Taques ainda citou como exemplo de humanização da pasta o caso dos coletes balísticos, que antes de sua administração eram adquiridos apenas no modelo masculino, o que gerava desconforto no corpo das policiais mulheres. A aquisição da Sesp na sua gestão então comprou coletes femininos. O governador se comprometeu em não alterar a jornada de trabalho dos policiais militares, hoje fixada em 24 horas de trabalho e 72 horas de descanso, a chamada 24/72.
Secretário de Segurança Pública, Gustavo Garcia agradeceu os gestores e operacionais presentes e destacou que a valorização do servidor efetivo começa a mostrar resultado. Ele observou que mais de 70% dos cargos que comissão na SESP são ocupados por servidores efetivos, o que demonstra a confiança do governador no corpo técnico da pasta. “Só nós sabemos o que passamos para chegar até aqui. Só nós sabemos o que passamos para reduzir esses índices de criminalidade, nessa semana não tivemos nenhuma morte e isso é o trabalho de vocês”, disse Garcia, que também é servidor efetivo, delegado da Polícia Judiciária Civil.
O secretário executivo de Segurança, Luiz Gustavo Tarraf, também ressaltou a valorização do servidor efetivo. “Sendo servidor de carreira e participando diretamente da gestão, tenho mais vontade de ajudar, mais vontade de conversar com as pessoas e mais vontade de trabalhar. Sempre nesse espírito de inclusão do servidor de carreira”, comentou.
Já o adjunto de Integração Operacional, coronel Jonildo José de Assis, deu um depoimento pessoal que seu pai foi servidor público de carreira do nível médio e em gestões anteriores sofreram com atrasos de salários e, por conta disso, teve que trabalhar desde criança para ajudar em casa.
“Digo que esse modelo de integração das forças é uma conquista de cada um de nós, estamos expondo isso para auditores do TCE e eles estão impressionados com a capilaridade e os resultados que nós conseguimos. Somente neste ano foram mais de 50 operações integradas, 985 ações policiais propriamente ditas e isso graças ao esforço dos senhores”, comentou ao falar das operações integradas como a Bairro Seguro.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo: carta aponta caminhos para fortalecer agricultura familiar
TCE alerta gestores municipais à implementação da Reforma Tributária
O consumidor e a energia compartilhada
Reação da Sefaz-SP à Operação Ícaro prejudica os bons contribuintes
Tarifaço completa um mês com queda nas vendas e pacote de apoio
Combate à pedofilia: PF prende homem por armazenar arquivos
Nova Ordem Autoritária - Grupo de países liderados por China e Rússia desafiam instituições democráticas
Tribunal de Justiça condena companhia aérea por atraso em voo
Estudo: setembro começa com leve alta no custo da cesta básica
Controvérsia judicial acerca das limitações da compensação de créditos judicias