Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na sexta-feira (26) que a bandeira vermelha patamar 1 irá vigorar no mês de outubro. Isso significa que as contas de energia elétrica terão adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A nova bandeira significa uma redução em relação aos meses de agosto e setembro, quando foi acionada a bandeira vermelha patamar 2.
De acordo com a Aneel, a medida foi adotada por causa do baixo volume de chuvas, afetando o nível dos reservatórios para a geração de energia nas usinas hidrelétricas.
“Diante desse cenário, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para outubro”, diz a agência.
A agência reguladora de energia elétrica informou ainda “que a fonte solar de geração é intermitente e não injeta energia para o sistema o dia inteiro".
"Por essa razão, é necessário o acionamento das termelétricas para garantir a geração de energia quando não há iluminação solar, inclusive no horário de ponta”, acrescentou.
Bandeira tarifária
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.
Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Edição: Carolina Pimentel
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Senador destaca sanção do Estatuto do Pantanal: marco histórico
Dia Pan-Americano do Representante Comercial: muitos motivos para celebrar!
Polícia Civil derruba golpes contra aposentados e pensionistas
Gaeco: Operação integrada desmantela facção criminosa
PF: operação mira garimpo e desmatamento em Terra Indígena
CNU 2025: provas objetivas serão aplicadas no próximo domingo
Julgamento da Ferrogrão é decisivo a futuro do país, diz Wellington
Tribunal de Justiça alerta população sobre golpe do Pix
A IA e os contratos no agronegócio e no direito societário: entre a praticidade e a insegurança
Digitalização, personalização e governança: os pilares do franchising de saúde em 2026