Da Redação
A Polícia Federal ressalta que "deflagrou, entre os dias 28/9 e 30/9, operação integrada para combater crimes de desmatamento ilegal, garimpo ilegal, comércio ilícito de ouro, organização criminosa e porte ilegal de armas de fogo e explosivos na Terra Indígena Sararé, localizada entre os municípios de Conquista d’Oeste e Pontes e Lacerda, em Mato Grosso".
A operação ocorreu de forma "conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC/MT) e o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (GEFRON/MT)".
A PF considera ainda que:
A ação teve como foco o garimpo em área situada no interior da Terra Indígena Sararé, local dominado por facções criminosas e fortemente impactado pela exploração ilegal de ouro. O objetivo principal foi fazer a desintrusão as áreas atingidas pela garimpagem e inutilizar equipamentos, maquinários e estruturas empregados nas atividades ilícitas, além de combater a presença de organizações criminosas envolvidas.
Durante a operação, foram inutilizados diversos motores estacionários, geradores de energia, estruturas de apoio e túneis subterrâneos utilizados na extração ilegal. As equipes também apreenderam armas de fogo, munições, grande quantidade de explosivos, minério de ouro e mercúrio.
Com Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PF combate rede de pedofilia em MT
Senador destaca sanção do Estatuto do Pantanal: marco histórico
Dia Pan-Americano do Representante Comercial: muitos motivos para celebrar!
Polícia Civil derruba golpes contra aposentados e pensionistas
Gaeco: Operação integrada desmantela facção criminosa
CNU 2025: provas objetivas serão aplicadas no próximo domingo
Julgamento da Ferrogrão é decisivo a futuro do país, diz Wellington
Tribunal de Justiça alerta população sobre golpe do Pix
A IA e os contratos no agronegócio e no direito societário: entre a praticidade e a insegurança
Digitalização, personalização e governança: os pilares do franchising de saúde em 2026