Da Redação
A Polícia Federal ressalta que "deflagrou, entre os dias 28/9 e 30/9, operação integrada para combater crimes de desmatamento ilegal, garimpo ilegal, comércio ilícito de ouro, organização criminosa e porte ilegal de armas de fogo e explosivos na Terra Indígena Sararé, localizada entre os municípios de Conquista d’Oeste e Pontes e Lacerda, em Mato Grosso".
A operação ocorreu de forma "conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC/MT) e o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (GEFRON/MT)".
A PF considera ainda que:
A ação teve como foco o garimpo em área situada no interior da Terra Indígena Sararé, local dominado por facções criminosas e fortemente impactado pela exploração ilegal de ouro. O objetivo principal foi fazer a desintrusão as áreas atingidas pela garimpagem e inutilizar equipamentos, maquinários e estruturas empregados nas atividades ilícitas, além de combater a presença de organizações criminosas envolvidas.
Durante a operação, foram inutilizados diversos motores estacionários, geradores de energia, estruturas de apoio e túneis subterrâneos utilizados na extração ilegal. As equipes também apreenderam armas de fogo, munições, grande quantidade de explosivos, minério de ouro e mercúrio.
Com Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800