A Prefeitura de Várzea Grande assinou um termo de cooperação com a Universidade Católica de Mato Grosso (Unifacc) para atender os munícipes superendividados, decorrentes, principalmente, de empréstimos consignados e cartões consignados.
Por meio do termo, os munícipes terão orientações financeiras e didáticas para ter uma vida econômica mais saudável por meio de palestras e panfletos educativos.
Conforme a coordenadora do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, Carolina Moreira, o cartão consignado deve ser usado de maneira consciente. “Os consumidores devem entender como funciona todo processo. O cartão é um bom produto, porém, se for usado de maneira inadequada pode gerar um grande problema. Os munícipes muitas vezes pagam somente a parcela mínima, que vem descontada na folha de pagamento, por desconhecimento não liquidam a fatura, e com isso protelam a dívida por até 84 a 96 meses, pagando juros sobre juros. Então, estamos orientando a população para prestar atenção e liquidar o mais rápido possível a fatura na totalidade”, relata Carolina Moreira.
“Uma lei municipal prevê 20% da remuneração líquida do servidor destinados exclusivamente para cartão benefício consignado, porém, é uma margem alta e devemos aprender usá-la. Grandes pensadores dizem que o conhecimento é libertador e, por isso, vamos orientar e ensinar a nossa população, não só o servidor público a entender como funciona e como usar o crédito consignado”, finaliza a coordenadora do Procon, Carolina Moreira.
Por José Wallison/Secom-VG
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso