Leonardo Menna
Ação ou efeito de sanear; tornar uma área limpa e sadia, oferecendo condições adequadas de vida para uma população, o significado de saneamento básico no dicionário nos apresenta um leque de possibilidades. Na prática, é um pouco mais complexo. Do rio até as torneiras ou mesmo o caminho inverso, o saneamento é feito por tubulações, estruturas, processos e pessoas. Em Cuiabá, esse caminho tem sido constantemente aprimorado, com investimentos que refletem o compromisso em garantir qualidade de vida para seus mais de 650 mil habitantes.
De 2017 pra cá, R$ 1,34 bilhão investidos e revertidos em resultados reais. Investimentos esses, que perpassam as estruturas robustas das grandes estações de tratamento de água e esgoto e os milhares de quilômetros de redes implantados, resultando em qualidade de vida e preservação ambiental. O valor real que o povo cuiabano merece, comprovado também pelo reconhecimento de Cuiabá como uma das cidades que mais investem em saneamento por habitante, segundo o Instituto Trata Brasil.
Essas infraestruturas são a espinha dorsal do saneamento e fazem com que cada casa, bairro e família cuiabana receba água de qualidade na torneira e que o seu esgoto seja tratado adequadamente antes de ser devolvido ao meio ambiente. No entanto, por trás de todo aço e estrutura que compõe esse organismo vivo que é o saneamento, existe um time de pessoas dedicadas a fazer a diferença todos os dias.
Cuiabanos de "chapa e cruz" ou mesmo "pau rodados" como eu, são homens e mulheres que acordam cedo, vão dormir tarde ou, muitas vezes, nem dormem, trabalhando incansavelmente para garantir que o sistema esteja sempre em operação. São esses profissionais que enfrentam os desafios diários e fazem o saneamento cuiabano acontecer.
Aliás, é essa dedicação que contribui para o fato de Cuiabá ser reconhecida como uma das melhores capitais do Brasil em saneamento, e por três anos consecutivos figurar entre os destaques nacionais pelo ranking do Trata Brasil. Esse é um resultado que nos enche de orgulho, pois demonstra que o trabalho contínuo e os investimentos feitos ao longo dos anos estão refletindo diretamente na qualidade de vida da população.
Como diretor geral da Águas Cuiabá, tenho a honra de fazer parte desse processo de transformação. A cada avanço, a cada nova obra, e a cada melhoria, vejo o reflexo do nosso compromisso com o futuro de Cuiabá. A evolução do saneamento, que vai muito além do básico, é parte fundamental para o desenvolvimento sustentável da cidade e para a construção de uma sociedade mais sustentável.
Ao celebrarmos os 306 anos de Cuiabá, é fundamental lembrarmos que o saneamento tem um papel central na história da cidade. Ele é um dos pilares que sustentam a saúde pública, a educação, o turismo e a economia. Cada investimento feito, cada estrutura construída e cada esforço dedicado ao saneamento cuiabano são passos fundamentais para garantir um futuro mais próspero e digno, não apenas para o presente, mas por pelo menos mais trezentos anos.
*Leonardo Menna é diretor geral da Águas Cuiabá.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso