• Cuiabá, 15 de Setembro - 2025 00:00:00

Famílias em MT têm direito à tarifa social mas não usufruem do benefício


Da Redação

Em Mato Grosso, mais de 174 mil famílias têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), entretanto, muitas ainda não usufruem do benefício devido à falta de atualização cadastral. Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Cáceres lideram o ranking das cidades com famílias elegíveis, sendo que apenas em Cuiabá mais de 30 mil pessoas possuem direito ao desconto. A informação foi divulgada pela prefeitura de Cuiabá.

A Tarifa Social, subsidiada pelo Governo Federal, cadastrou mais de 68 mil clientes em 2023, segundo informações da Energisa. Para participar, as famílias devem ter renda mensal igual ou inferior a meio salário-mínimo por pessoa, estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal e manter informações atualizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de residência.

Além disso, famílias com membros que necessitam de aparelhos elétricos para tratamento contínuo, desde que a renda mensal seja de até três salários-mínimos, e aquelas que são indígenas, quilombolas ou recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), também têm direito ao benefício.

Os descontos concedidos são proporcionais ao consumo de energia elétrica do imóvel, variando de 65% para consumo de até 30 kWh mensais, a 10% para consumos entre 101 kWh e 220 kWh. Para clientes quilombolas e indígenas, os descontos podem chegar a 100%, dependendo do consumo.

Para obter mais informações sobre a Tarifa Social, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da Energisa. A iniciativa visa proporcionar alívio financeiro às famílias de baixa renda, promovendo o acesso equitativo à energia elétrica.

 

(Com Secom-Cbá)




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: