Da Redação
"O deputado Dr. Eugênio (PSB) pediu vista, de forma virtual, do Projeto de Lei 1398/2025, que prevê reajuste de 6,8% aos servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, durante a 75ª reunião extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Com o prazo de 48 horas, a matéria deve retornar à pauta da Comissão na próxima terça-feira (11/11)" - evidencia a Assembleia Legislativa.
A ALMT complementa:
Segundo o presidente da CCJR, deputado Eduardo Botelho (União), que é relator do projeto de lei, a solicitação de vista tem como objetivo obter informações detalhadas sobre os impactos financeiros gerados de reajuste salarial do Judiciário junto à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).
Eduardo Botelho explicou mesmo que a proposta seja aprovada na próxima terça-feira (11) pela Comissão, ainda passará por votação em plenário. Segundo ele, o resultado é incerto e que os deputados podem pedir vista da proposta também durante a sessão, mas na CCJR não há como pedir nova vista da proposta.
“No plenário, não sei se vai ser aprovada. Não posso garantir. Vai depender dos deputados”, declarou. Questionado se o processo poderia gerar desgaste ao Parlamento, Botelho negou e disse que divergências são naturais no ambiente legislativo. “Isso faz parte do Parlamento. Isso é normal. Não tem desgaste nenhum. Tem uns que concordam, outros não. É assim que funciona”, completou Botelho.
Botelho explicou que a análise do projeto de lei foi realizada de forma criteriosa e estava com parecer favorável à aprovação. Segundo ele, a proposta atende a todos os requisitos legais e constitucionais. Botelho esclareceu que, embora tenha sido levantada a questão de ausência de previsão na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), “há jurisprudência do Supremo Tribunal Federal que permite aos poderes estaduais encaminharem propostas de forma genérica, desde que respeitem a Lei de Responsabilidade Fiscal e contem com orçamento previsível. Por isso, a proposta é legal”, reforçou o parlamentar.
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Zuquim Nogueira, afirmou esperar que o Poder Legislativo cumpra seu papel e analise com responsabilidade as proposições encaminhadas pelo Judiciário, ressaltando que todas foram elaboradas dentro do orçamento previsto e sem qualquer irregularidade.
Segundo ele, o reajuste proposto aos servidores representa um avanço significativo, sobretudo para aqueles que dependem exclusivamente dos salários. Em relação ao duodécimo para 2026, Zuquim considerou prematuro discutir o tema de forma isolada, destacando que o debate deve ocorrer de maneira conjunta, levando em conta as reais necessidades do Tribunal e os limites da disponibilidade orçamentária.
Na sequência da reunião, integrantes da CCJR aprovaram pareceres em três projetos de lei. O PL1449/2025, da deputada Sheila Klener (PSDB) que Institui o Dia Estadual de Conscientização sobre o Climatério, Perimenopausa e Menopausa; o
Projeto de Lei 1832/2024, do Dilmar Dal Bosco (União) que altera o primeiro parágrafo do Artigo 27, da Lei nº 9. 096, de 16 de setembro de 2009, que "dispõe sobre a Política da Pesca no Estado de Mato Grosso e, dá outras providências". Também foi aprovado o Projeto de Lei 1445/2025 do Max Russi (PSB) que declara de Utilidade Pública Estadual a “Associação Desportiva e Recreativa Serra Azul”, com sede no município de Barra do Garças MT.
Relatório
De acordo com relatório da CCJR, somente no mês de outubro foram realizadas duas reuniões ordinárias e seis extraordinárias, nas quais a comissão recebeu 80 proposições. Desse total, 69 foram deliberadas pelos parlamentares e duas analisadas em redação final, demonstrando o ritmo intenso de trabalho do colegiado na análise das matérias legislativas.
Com Elzis Carvalho/Comunicação ALMT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso acusado de ameaçar ex-mulher e familiares
Sancionada lei que proíbe descontos em benefícios do INSS
Atraso de cirurgia de idosa: TJ condena plano de saúde
EUA x Venezuela: os limites entre o direito à guerra e o combate ao crime organizado
Urna eletrônica: entenda como o equipamento transformou o processo eleitoral brasileiro
Estado destaca obras de novos Hospitais Regionais em MT
Autismo Visível
Patentes farmacêuticas não são certificados de segurança sanitária
Ministério lança edital para formar agentes populares de saúde
Interior: Polícia Militar mira faccionados acusados de homicídios