Da Redação
No horizonte da safra de grãos de Mato Grosso para 2029/2030, um panorama de crescimento notável se desenha, com uma projeção de 146,6 milhões de toneladas, representando um impressionante aumento de 45,4% em relação à safra 2022/2023. Este fenômeno não apenas visa suprir as demandas globais por alimentos, mas também atender à crescente necessidade de biocombustíveis, como o etanol de milho. Tais previsões foram compartilhadas pelo Observatório do Desenvolvimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
Este crescimento estratosférico coincide com a visão de um Estado colhendo os frutos de sua gestão atual, concentrando esforços na melhoria da logística para escoamento da safra, um dos principais gargalos enfrentados pela produção mato-grossense.
Uma conquista notável é a Ferrovia Estadual da Integração Vicente Vuolo, pioneira no país, que, segundo as projeções da Rumo Logística, deve alcançar Nova Mutum. Esta monumental obra de 733 km de ferrovia conectará Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, com previsão de chegar a Campo Verde até 2025, Nova Mutum em 2028 e Lucas do Rio Verde até 2030.
César Miranda, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, enfatiza a importância dessa infraestrutura para os municípios situados no eixo da BR-163, conhecidos como grandes produtores de grãos no Brasil. Ele comenta: "A ferrovia estadual, a duplicação da BR-163 e, muito possivelmente, o início das obras da Ferrogrão, vão destravar a logística de escoamento da safra e tornar a BR-163 muito mais segura com a redução do fluxo de caminhões e com a pista duplicada. O Governo será responsável por essa revolução que veremos daqui há uns anos, junto com o crescimento da nossa produção."
Outro empreendimento estratégico liderado pelo Governo de Mato Grosso é a duplicação dos 440 km da BR-163, entre o Posto Gil e Sinop. O Estado assumiu recentemente a concessão dos 850 km entre Itiquira e Sinop, dos quais já foram duplicados 410 km. Embora o prazo para conclusão total da duplicação esteja fixado para 2030, o governador Mauro Mendes está comprometido em finalizar a obra até 2028.
Um projeto de importância crucial para a logística mato-grossense é a Ferrogrão, apesar de ser uma ferrovia que será licitada pelo Governo Federal e enfrentar desafios jurídicos. O Estado tem se empenhado em apoiar a implantação dessa ferrovia que visa consolidar um novo corredor ferroviário de exportação pelo Arco Norte do Brasil. A Ferrogrão conectará Sinop ao Porto de Miritituba, no Pará.
César Miranda acrescenta: "Assim como a duplicação da BR-163, a Ferrogrão aliviará as condições de tráfego da principal artéria rodoviária de Mato Grosso e tem o adicional de reduzir as emissões de carbono pela queima de combustível fóssil. Com a ferrovia, haverá a redução do fluxo de caminhões pesados até o Porto de Miritituba e os custos com a conservação e a manutenção da pista".
(Com informações Secom-MT)
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