Da Redação
“Nosso maior desafio não será mais o equilíbrio fiscal, porque isso já está superado. A questão agora é sermos mais eficientes do que fomos na primeira gestão, prestando serviços de qualidade ao cidadão”, disse o governador Mauro Mendes (UB) durante reunião no Palácio Paiaguás que iniciou a elaboração do Plano Plurianual 2024-2027, que deverá ser enviado para a Assembleia Legislativa, como projeto de lei, até 30 de agosto.
Os contornos do Plano Plurianual ocorrem por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), ressalta o Governo.
Mendes, que faz questão de lembrar os quase R$ 4 bilhões de déficit de "gestões passadas" quitados em sua administração - durante o primeiro mandato, tem "cobrado" não apenas resultados de secretarias de primeiro escalão, mas esforços para "superar a própria gestão" - em termos de eficiência.
Segue mais informações, conforme divulgado pelo Estado:
O projeto dá início a um amplo processo de aprimoramento do modelo de gestão estratégica do Governo de Mato Grosso, com o foco no planejamento orientado para eficiência e resultado, e o processo decisório guiado por indicadores, que resultará na construção do próximo Plano Plurianual.
De acordo com o governador Mauro Mendes, o Governo do Estado entra em um ciclo muito mais desafiador, cuja palavra de ordem é "eficiência".
O Plano Plurianual é um instrumento legal de planejamento estratégico, que prioriza recursos públicos para que, por meio dos programas de governo, sejam estabelecidos, de forma clara e objetiva, os problemas comuns da sociedade, bem como e quanto desses problemas serão resolvidos.
Conforme o titular da Seplag, Basílio Bezerra, os indicadores serão revisados com foco no resultado e na qualidade da prestação de serviço para garantir mais eficiência na gestão dos recursos públicos.
“É preciso que o gasto gere resultados que contribuam de forma efetiva com os objetivos do programa governamental e, consequentemente, na resolução dos problemas da sociedade”, destacou.
Para a elaboração do PPA, o Governo de Mato Grosso contará com a parceria inédita da Fundação Dom Cabral, uma instituição de renome especialista em gestão pública.
A Diretora Executiva de Organizações Públicas da Fundação Dom Cabral, Patrícia Becker, destacou a importância dos gestores das pastas, responsáveis por programas e ações governamentais, realizarem o planejamento das políticas públicas com foco em resultados, priorizando metas e recursos, e utilizando os instrumentos legais como ferramenta de gestão para resultados.
“O PPA é o movimento de planejamento mais importante na gestão pública, porque ele institui as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração, estabelecendo a relação entre as orientações estratégicas de governo e o orçamento público", explicou.
Participaram da reunião a presidente do Tribunal de Justiça, Clarice Claudino da Silva, representantes da Defensoria Pública, do Tribunal de Contas do Estado, secretários de Estado, presidentes de autarquias e fundações e servidores dos núcleos de Gestão Estratégica para Resultados e unidades de Planejamento Setorial.
Com Secom
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tarifaço completa um mês com queda nas vendas e pacote de apoio
Combate à pedofilia: PF prende homem por armazenar arquivos
Nova Ordem Autoritária - Grupo de países liderados por China e Rússia desafiam instituições democráticas
Tribunal de Justiça condena companhia aérea por atraso em voo
Estudo: setembro começa com leve alta no custo da cesta básica
Controvérsia judicial acerca das limitações da compensação de créditos judicias
Tribunal do Júri condena a 18 anos de prisão homem que matou jovem
PF derruba esquema de usurpação e extração ilegal de ouro
Alerta do TJ: golpistas enviam mensagens com links falsos em nome de Fórum
AL: CST da Enfermagem debate proteção a profissionais da saúde