Da Redação
Prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) reafirmou em encontro com representantes do Fórum Sindical, o Plano de Governo que prevê, entre série de metas, a política de valorização do servidor público.
Emanuel, que é "cotado" para disputar o comando do Estado nas eleições de 2022 - mas que ainda mantém esse contexto com análise ainda não oficial - faz questão de frisar o empenho da administração de Cuiabá para manter as ações que asseguram - por exemplo - o pagamento do reajuste anual dos servidores.
Nos bastidores, o grupo aliado do prefeito aposta na candidatura de Pinheiro ao Governo.
Já aliados do prefeito - que também se alinham ao Governo do Estado, também consideram que um projeto ao Governo liderado pelo gestor da Capital, em 2022 - deve ser avaliado com cautela, lembrando o ocorrido em 2010 - quando Wilson Santos deixou o comando da prefeitura de Cuiabá para concorrer ao cargo de governador e perdeu nas urnas.
Confira as informações disponibilizadas pela Comunicação da gestão da Capital:
O prefeito Emanuel Pinheiro, o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, e o secretário municipal de Governo, Luís Cláudio Castro Sodré, receberam na tarde da quarta-feira (9), no salão nobre do Palácio Alencastro, representantes de sindicatos do funcionalismo público municipal.
A pauta do assunto com as categorias foi sobre a criação do novo Fórum Sindical Municipal dos Servidores Públicos, que ocorre na próxima segunda-feira (13).
“Duas eleições como prefeito da capital, onde os servidores fizeram a diferença. Sou a prova concreta, tanto que nas eleições de 2016 e 2020, da força do servidor público e da representatividade da categoria em Cuiabá. Esse convite é fruto dessa relação de respeito e igualdade de coleguismo com todas as categorias e os segmentos representativos. O servidor não está atrás e nem a frente, está do nosso lado”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
Emanuel lembrou que além da aprovação da Lei Complementar n° 474, que dispõe sobre o Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) dos profissionais da área administrativa do município, cerca de mil servidores dos níveis fundamental, médio e superior tiveram alteração salarial, de acordo com a tabela de cada classe reivindicada.
"Estabelecemos os ganhos e as conquistas que estavam represados, onde alguns já foram cumpridos e outros que faltam serão executados no meu segundo mandato. A nossa gestão é a prova concreta de que o servidor não é vilão, mas sim solução se vc tem o servidor ao seu lado, aí sim vc vai conseguir levar lá na ponta os políticas públicas, transformando a realidade, que no nosso caso é a transformação da cidade”, ressaltou o chefe do Executivo Municipal.
Já o vice-prefeito por Cuiabá, José Roberto Stopa, pede para que gestões que consideram o servidor público como vilão, que desfaçam essa imagem. “Da redemocratização para cá, de 1985 pra cá, é a primeira gestão sem débitos, principalmente saúde e educação. Foi a única que garantiu estabilidade, respeito, avanços e conquistas. Sobre o RGA, foi a única administração que articulou para pagar aquilo que é de direito do servidor. Quero recompor o direito de compra desses trabalhadores e assim ajudar a fomentar a economia local”, destacou Pinheiro.
Reforçando a fala do prefeito Emanuel Pinheiro, o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa disse que o foco é acabar com o mito de quem está prejudicando o país é o servidor público, sendo tachados como os vilões da história. “Estão jogando a culpa em tudo que acontece no Brasil e colocam o servidor como o vilão, como se acabar com o servidor irá resolver o problema do Brasil. Por isso é que temos que unir forças. Posso afirmar e reiterar. Conheço o prefeito há mais de trinta anos e sei do compromisso da gestão com o servidor público. Eu sempre digo, é possível fazer uma boa gestão sem acabar com o servidor”, declarou Stopa.
“Prova disso é que estamos no segundo mandato e continuamos fazendo e entregando obras. Tanto é que vamos lançar no ano que vem, mais uma trincheira e outros dois viadutos. E é assim, fazendo obras e sem perder de vista aqueles que ajudam a tocar a gestão e dar visibilidade que são os servidores”, destacou o vice-prefeito.
O presidente do Congresso Estadual da Central dos Sindicatos Brasileiros-CSB-MT, Antônio Wagner de Oliveira, agradeceu mais uma vez a receptividade do prefeito e de todos os gestores. “Nada mais justo convidar um prefeito que está sempre do lado dos servidores. Resolvemos institucionalizar e criar de fato e de direito. Um gestor que tem como postura e narrativa de respeito ao servidor público. O nosso muito obrigado”, agradeceu o presidente.
A servidora pública do Município representando a categoria dos engenheiros e arquitetos, Cácila Pires Nassarden, lembrou que nessa administração foram resgatados os direitos e reconhecido o trabalho dos servidores.
“Os servidores têm voz e vez, o senhor dá espaço para o servidor e conta sempre com a nossa parceria. Nós representamos a gestão, o que mais tem nessa administração, são servidores atuando ao seu lado e nunca por trás”, destacou o representante do Sindicato dos Agentes do Combate a Endemias, Wilson Cutas.
“Passamos a manter um diálogo amplo e sempre aberto com o nosso prefeito. Essa busca por uma gestão parceira era antiga e hoje podemos dizer que isso hoje é uma realidade. Temos um prefeito que reconhece o valor dos servidores. Os servidores sentem que com o senhor estamos sentando com um amigo e não com um inimigo”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Cuiabá, Jaime Metello.
“Contem com o nosso apoio. O que precisar para promover outras grandes conquistas para a classe. A gestão Emanuel Pinheiro é e sempre será parceira. Graças a vocês que estamos avançando e transformando a cidade”, finalizou o prefeito.
Sindicatos presentes na reunião:
Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas (Sinodonto-MT)
Representante dos engenheiros e arquitetura
Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso - SISMA/MT
Sindicato dos Trabalhadores de Combate a Endemias - Sintrace/MT
Sindicato dos Prof Farmacêuticos do Estado de Mato Grosso
Sinpaig/MT Sindicato Dos Profissionais Da Área Instrumental Do Governo Do Estado Do Mato Grosso
Sindicato dos Auditores Fiscais e Inspetores de Tributos do Municipio de Cuiaba - Sinafit
Sinattrac - Sindicato dos Agentes Municipais de Transito e Transporte de Cuiaba
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá - Sispumc
Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (Conacate)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio
Gestão documental: a base para transformar IA em vantagem competitiva