Da Redação
O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (GAECO) deflagrou nesta manhã desta quinta-feira (20) a operação denominada “Esforço Comum”, assinalando ser "resultado de investigação instaurada para apurar a contratação da Coopervale para prestação de serviços terceirizados".
O MP destaca que "as investigações até o momento revelaram que a cooperativa firmou contrato com diversos municípios mato-grossenses e estendeu sua atuação para outros estados da federação. Contudo, há indícios de que houve prévio ajuste para contratação da cooperativa, ao menos junto ao Município de Rondonópolis, que resultou no pagamento de mais de R$ 67.000.000,00 (sessenta e sete milhões de reais) pela prestação de serviços".
A ação ocorre pela unidade de Rondonópolis e conta com o apoio operacional do GAECO de Cuiabá e todos os outros GAECOS regionais. Também auxiliam no cumprimento das medidas efetivo da Polícia Militar e da Polícia Judiciária Civil, ressalta o MP.
São cumpridos aproximadamente 36 mandados de busca e apreensão domiciliar e pessoal, sendo 01 (um) dos mandados de busca e apreensão na cidade de Japorã/MS e outros 02 (dois) na cidade de Guaíra/PR, esta última onde a Coopervale também possui uma sede.
Recentemente, o TCE determinou que o município de Rondonópolis se abstivesse de contratar a Coopervale, em razão de inúmeras irregularidades constatadas no contrato. Além disso, indícios apontam que vários indivíduos são utilizados como prováveis “laranjas” para devolução desses valores para agentes públicos e outros particulares possivelmente que estejam atuando na “lavagem de dinheiro”.
Com informações MP
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas
TJ: fazenda com herdeira e banco condenado a pagar honorários e custas
Mato Grosso e a incapacidade energética
Família não é salvo-conduto para ferir: acolhimento salva vidas
Receita: MT alcança R$ 40 bilhões em arrecadação de impostos
Integração ministerial
Inovações inconstitucionais na Ação Penal 2668
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada