Da Redação
O Governo do Estado divulgou plano de distribuição de vacinas contra a covid-19 para os municípios do Estado - a partir da aprovação da Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) - em relação ao lote de 85.050 doses de imunizantes.
Em contrapartida, a prefeitura de Cuiabá pontua "cobrança" das doses de vacina anticovid, no referido lote pontuado pelo Executivo de Mato Grosso.
Confira a seguir as informações disponibilizadas pelo Estado, e na sequência, pela prefeitura da Capital:
Governo
A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) aprovou resolução que estabelece a distribuição, o armazenamento e a aplicação das 85.050 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 33.800 doses da CoronaVac e 51.250 doses da AstraZeneca, recebidas nesta sexta-feira (16.04).
A logística de distribuição aos municípios será iniciada neste sábado (17.04). A CIB é composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
A Resolução n° 27 determina que as unidades desta nova remessa sejam utilizadas como primeira e segunda doses de trabalhadores da Saúde e idosos entre 65 e 69. O quantitativo ainda deve ser utilizado para a aplicação da primeira dose em profissionais das Forças Armadas, de Segurança e Salvamento e idosos entre 60 e 64 anos. O detalhamento das vacinas por público-alvo pode ser acessado no documento em anexo.
Os municípios deverão acompanhar os imunizados com a primeira dose para que esses possam receber prioritariamente a segunda dose dentro do período estipulado. Para a vacina CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias; já o prazo da aplicação da segunda dose da AstraZeneca é de até 84 dias.
A Resolução também pactuou que 30 doses da vacina da AstraZeneca e 40 doses da CoronaVac ficarão armazenadas na Central da Rede de Frio, como estoque estratégico para a reposição de eventuais perdas técnicas.
Caso os municípios alcancem a completa vacinação dos públicos-alvo estabelecidos para a imunização, a CIB orienta a continuidade da imunização dos demais públicos elencados pelo Ministério da Saúde.
Após a distribuição dos imunizantes aos municípios, as vacinas deverão ser armazenadas conforme as condições estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o apoio da segurança pública.
A aplicação das doses deve ser obrigatoriamente registrada pelos municípios no Sistema Nacional do Programa de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde.
Até o momento, Mato Grosso já recebeu 703.810 doses de imunizantes contra a Covid-19.
Confira a seguir, em anexo, a quantidade de doses que cada município vai receber.
DOWNLOAD
Prefeitura de Cuiabá - confira a nota:
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) informa que, neste sábado (17), fará a vacinação em primeira dose contra a covid-19 de idosos e de membros das Forças Armadas e de Segurança Pública, utilizando as doses que restam para primeira aplicação. A vacinação ocorrerá em todos os quatro polos: Centro de Eventos do Pantanal, SESC Balneário, UFMT (drive-thru) e SESI Papa (drive-thru).
Também haverá atendimento daqueles que estão com a segunda dose da Coronavac atrasada, no Centro de Eventos do Pantanal e no drive-thru da UFMT.
Por conta do fim do estoque de vacinas contra a covid-19 para primeira aplicação, o Município suspendeu temporariamente os agendamentos e aguarda que o Governo do Estado repasse a parte que lhe cabe das 85.050 doses enviadas pelo Ministério da Saúde à Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta sexta-feira (16). Conforme o Executivo estadual, a logística de entrega das vacinas aos Municípios pode levar até 48 horas, que é o tempo que as equipes da SES levam para fazer a conferência, catalogação, encaixotamento e distribuição.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas
TJ: fazenda com herdeira e banco condenado a pagar honorários e custas
Mato Grosso e a incapacidade energética
Família não é salvo-conduto para ferir: acolhimento salva vidas
Receita: MT alcança R$ 40 bilhões em arrecadação de impostos
Integração ministerial
Inovações inconstitucionais na Ação Penal 2668
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada