Da Redação
Consolidando ampla maioria, o deputado estadual Max Russi (PSB) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa na noite de hoje (23) - contabilizando 20 votos na chapa única.
No discurso, assinalando que dará continuidade aos trabalhos na Casa de Leis, focado no apoio à população do Estado e desenvolvimento de Mato Grosso, Russi enalteceu as atividades dos parlamentares - citando destaques sobre cada um dos deputados (trajetória e campo de atuação).
A expectativa é de que o presidente faça uma gestão com integração da Mesa Diretora - como pontuou Wilson Santos.
A deputada Janaina Riva também frisou a importância das ações no Poder para defesa dos interesses da população - buscando alinhar os trabalhos às demandas - com atenção especial aos municípios do interior.
Composição
Assim, a Mesa Diretora do 2º biênio da 19ª legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) fica composta pelos deputados estaduais Max Russi (PSB) na presidência, Dilmar Dal Bosco (DEM), 1ª vice-presidência, Wilson Santos (PSDB), 2ª vice-presidência, Eduardo Botelho (DEM), 1ª secretaria, Janaína Riva (MDB), 2ª secretaria, Delegado Claudinei (PSL), 3ª secretaria e Allan Kardec (PDT) na 4ª secretaria.
Botelho disse, após a eleição, que "está muito tranquilo em relação à mudança". Lembrou trecho de seu discurso de posse como presidente, em quadro que passou por mudança por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) - em ação que questionou a constitucionalidade de sua reeleição - que "a mudança é inevitável".
Destacou que atuará em temas polêmicos como a questão da previdência dos aposentados. "É motivo de felicidade. Ninguém é dono do cargo. A vida é assim, muda toda hora e precisamos estar preparados para todos. O poder é efêmero", disse.
Botelho lembrou que "tentou de todas as formas colocar o deputado Valdir Barranco na chapa". O parlamentar segue internado em UTI (SP) após complicações no quadro de sua saúde em decorrência da covid-19. "Infelizmente, juridicamente, ele não poderia participar", explicou o democrata.
Lembrou também a economia no Poder Legislativo, e a devolução de recursos aos cofres do Estado.
Deputado Wilson Santos considerou o destaque sobre o trabalho desenvolvido por Max Russi. "Muito moço ainda assumindo funções estratégicas, e agora, chefe de um Poder. Que a sua responsabilidade amplie, que possa trabalhar no estilo colegiado, porque com certeza sete cabeças podem construir decisões mais assertivas". Disse ainda que com a posse de Botelho no Poder, "encerrou o mensalinho na AL", asseverando que as ações à cargo de Botelho ocorrem "à portas abertas".
Confira a ordem de votação
Paulo Araujo (PP)
Carlos Avallone (PSDB)
Dilmar Dal Bosco (DEM)
Xuxu Dal Molin (PSC)
Elizeu Nascimento (DC)
Faissal Calil (PV)
João Batista (Pros)
Dr. João (MDB)
Eduardo Botelho (DEM)
Dr. Eugênio (PSB)
Lúdio Cabral (PT)
Dr. Gimenez (PV)
Max Russi (PSB)
Ondanir Bortolini – Nininho (PSD)
Allan Kardec (PDT)
Silvio Fávero (PSL)
Thiago Alexandre Rodrigues da Silva (MDB)
Ulysses Moraes (PSL)
Valmir Moretto (PRB)
Wilson Santos (PSDB)
Sebastião Rezende (PSC)
Janaina Riva (MDB)
Valdir Barranco (PT) – internado
Atualizada às 21h25


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Marcos Tavares propõe aulas na madrugada para trabalhadores
MP lembra comissão para acompanhar aplicação das emendas
Governo reduz para R$ 7,7 bi congelamento de despesas no Orçamento
Vocês estão preparados?
Tribunal de Justiça condena universidade por aumentar mensalidades
Os novos rumos sobre a autenticação e produção das provas digitais
Prisão de Bolsonaro: a decisão de Moraes e o ponto de inflexão do sistema penal
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade