Lázaro Thor Borges - Gazeta Digital
A última rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados, realizada entre os dias 13 e 14 de novembro, indica que o candidato à Prefeitura de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), vencerá as eleições municipais neste domingo (15) com 47,70% dos votos válidos. Em segundo lugar ficará o candidato e empresário Flávio Vargas (PSB), conhecido como Flávio Frical, que alcançou 37,87%. Considerando a margem de erro definida em 4% para mais ou para menos, o índice de Kalil oscilaria de 43,70% a 51,70%, enquanto o segundo colocado teria entre 33,87% a 41,87%.
Apesar do favoritismo, a pesquisa indica que o vereador e ex-secretário Kalil Baracat perdeu alguns pontos percentuais em relação à rodada anterior do Gazeta Dados. Na pesquisa, que percorreu as ruas de Várzea Grande entre os dias 29 de outubro a 1 de novembro, o emedebista possuía 48,53% das intenções de votos.
Em contrapartida, Flávio Frical cresceu 2 pontos percentuais em relação à amostra anterior. No final de outubro e início de novembro, Frical possuía 35,29% dos votos válidos. Na pesquisa desta semana, o empresário reuniu 37,87% da preferência do eleitorado.
O deputado federal Emanuelzinho (PTB), filho do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) recuou de 14,71% para 12,98% dos votos válidos Já o candidato do Psol, o empresário Miltão, oscilou de 1,47% dos votos válidos para 1,46%.
Para se chegar aos percentuais de votos válidos de cada candidato são excluídos da totalização os brancos, nulos e os que não souberam ou não responderam. A projeção é feita utilizando-se os índices obtidos na sondagem estimulada, quando aos entrevistados é apresentada a lista oficial de candidatos. Nesta, Kalil aparece com 38,19% seguido por Frical com 30,32%.
Emanuelzinho chega a 10,39%, enquanto Miltão recebeu 1,17%. Brancos e nulos somam 4,19% e não sabe ou não respondeu são 15,75%.
Espontânea
O Gazeta Dados também fez levantamento da preferência espontânea, quando o próprio eleitor diz em quem votará, sem que as opções sejam apresentadas.
Neste caso, Kalil Baracat é o preferido de 36% dos entrevistados, seguido por 26% atribuídos a Frical e 9% para Emanuelzinho. Milton obteve 1% das intenções de votos. Na pesquisa anterior, a preferência por Kalil era de 28%, o que mostra que houve um aumento de 7 pontos percentuais. Ao mesmo tempo, também houve crescimento de 5 pontos percentuais na opção por Frical, antes de 21%.
Na espontânea, o número de eleitores que votariam branco, nulo ou em nenhum candidato foi de 5% e o número de indecisos (não souberam ou não responderam) atingiu 23%.
O índice de indecisos nesta pergunta cai à medida que o processo eleitoral se desenrola. Na primeira pesquisa Gazeta Dados, realizada entre 10 e 12 de outubro, 49% dos eleitores não sabiam ou não responderam em quem votariam. O número foi para 37% na amostra feita de 29 de outubro a 1º de novembro, chegando a 23% de acordo com os últimos dados.
Rejeição
Com exceção de Milton, do Psol, todos os outros candidatos à prefeitura de Várzea Grande avançaram no quesito rejeição. O líder é Emanuelzinho, em quem 33% dos entrevistados não votariam. Entre o final de outubro e o início de novembro a rejeição do atual deputado federal era de 29%.
Quem também não melhorou foi Kalil Baracat candidato apoiado pela atual prefeita Lucimar Campos (DEM). Baracat era rejeitado por 14% dos eleitores, mas de acordo com a última pesquisa este número foi para 17%. A rejeição acompanhou uma leve queda nas intenções de votos válidos do candidato.
Flávio Frical, que está em segundo lugar na pesquisa, viu sua rejeição crescer de 7% para 10%. O único que conseguiu reduzir a “antipatia” do eleitorado foi o psolista Miltão, que saiu de 9% para 7%.
A pesquisa Gazeta Dados foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MT 06187/2020 e foi realizada através de quotas proporcionais às características socioeconômicas da população. A amostra é composta de 600 entrevistas.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira
Excesso Digital: Como Evitar que isso Sabote Sua produtividade
AL aprova Orçamento 2026 do Estado de quase R$ 40 bilhões
Um dos melhores laboratórios públicos do Brasil, diz Mendes
Licenciamento de software: TJ nega recurso e mantém decisão
Operação no interior: PC derruba ponto de tráfico e prende suspeitos