• Cuiabá, 18 de Setembro - 2025 00:00:00

Vice de França, Marcelo Bussiki assegura apoio integral à agricultura familiar


Da Assessoria

Pequenos produtores rurais dedicados à agricultura familiar nos três distritos da Capital - Guia, Coxipó do Ouro e Coxipó da Ponte -  e lideranças comunitárias se reuniram hoje com o candidato a vice-prefeito na chapa de Roberto França, o vereador Marcelo Bussiki (DEM). O encontro teve o objetivo de ouvir as reivindicações dos chacareiros e pequenos agricultores, que serão consolidadas no Plano de Governo de Roberto França. 

O candidato a vice, veredor Marcelo Bussiki, assegurou aos pequenos produtores apoio integral da próxima gestão de Roberto França na prefeitura. Ele destacou a importância da agricultura familiar na geração de empregos e renda para milhares de famílias, que trabalham juntas no plantio e venda de produtos hortifrutigranjeiros, fundamentais para o abastecimento da população da Capital.

“Vocês podem abastecer as escolas, a rede pública de saúde e incrementar a mesa do cidadão mato-grossense com alimentos frescos, sadios e saudáveis. Podemos deixar de importar muitos produtos de outros estados fortalecendo a nossa agricultura familiar”, disse Bussiki. “Vamos articular mudanças concretas e investimentos estruturais para toda a região do Cinturão Verde e outras comunidades agrícolas tradicionais do entorno da Capital, para que todos vivam e trabalhem com dignidade”.

O presidente do DEM-MT, suplente de senador Fábio Garcia, confirmou o apoio do governador Mauro Mendes, que atuará em parceria com o prefeito Roberto França na gestão de políticas públicas eficazes, criando mecanismos sustentáveis que levem informações e a qualificação ao pequeno e médio produtor rural da Grande Cuiabá.

“Roberto França tem experiência, tem vivência como prefeito e conhece todos os problemas. Por isso o DEM e o governador Mauro Mendes estão juntos com Roberto nesta parceria pelos que mais necessitam de apoio, como é o caso da agricultura familiar”, disse Garcia.

Abandono  da zona rural

Os agricultores denunciaram o abandono em que se encontra a zona rural do município, onde trabalham e vivem milhares de famílias sem o adequado apoio da prefeitura. Eles reclamaram de problemas ligados à produção rural, como a falta de água para irrigação, de sementes, de conservação das estradas vicinais, da falta de apoio para aquisição de maquinário e equipamentos para processar a produção. Uma das lideranças presentes lembrou que já há estudos sobre o aproveitamento das águas de Manso que podem permitir a irrigação de uma grande região produtora.

Muitos piscicultores do Cinturão Verde denunciaram o abandono da prefeitura em relação aos projetos deste segmento, pois os tanques construídos no passado pela prefeitura já não recebem alevinos e muitos desistiram da atividade. Os piscicultores cobram incentivos para criação e venda do pescado, pois a região tem a capacidade de produção de 300 toneladas de pescado por ano.

Outros pequenos criadores de frango solicitaram a construção de barracões e cozinha industrial, para auxiliar na produção de alimentos, artesanatos e na realização de cursos de culinária e outras atividades. Os produtores de legumes, verduras e frutas querem aumentar a participação na merenda escolar, fornecendo para as escolas públicas da Capital. Outras reivindicações são o reforço da estrutura de assistência técnica aos pequenos produtores e o fornecimento regular de sementes.

Na área de infra-estrutura, saúde e educação, os chacareiros pediram a melhoria do transporte coletivo para atender a região, transporte escolar de qualidade, reforma das escolas e dos postos de saúde do entorno da Capital.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: