Da Assessoria
Pequenos produtores rurais dedicados à agricultura familiar nos três distritos da Capital - Guia, Coxipó do Ouro e Coxipó da Ponte - e lideranças comunitárias se reuniram hoje com o candidato a vice-prefeito na chapa de Roberto França, o vereador Marcelo Bussiki (DEM). O encontro teve o objetivo de ouvir as reivindicações dos chacareiros e pequenos agricultores, que serão consolidadas no Plano de Governo de Roberto França.
O candidato a vice, veredor Marcelo Bussiki, assegurou aos pequenos produtores apoio integral da próxima gestão de Roberto França na prefeitura. Ele destacou a importância da agricultura familiar na geração de empregos e renda para milhares de famílias, que trabalham juntas no plantio e venda de produtos hortifrutigranjeiros, fundamentais para o abastecimento da população da Capital.
“Vocês podem abastecer as escolas, a rede pública de saúde e incrementar a mesa do cidadão mato-grossense com alimentos frescos, sadios e saudáveis. Podemos deixar de importar muitos produtos de outros estados fortalecendo a nossa agricultura familiar”, disse Bussiki. “Vamos articular mudanças concretas e investimentos estruturais para toda a região do Cinturão Verde e outras comunidades agrícolas tradicionais do entorno da Capital, para que todos vivam e trabalhem com dignidade”.
O presidente do DEM-MT, suplente de senador Fábio Garcia, confirmou o apoio do governador Mauro Mendes, que atuará em parceria com o prefeito Roberto França na gestão de políticas públicas eficazes, criando mecanismos sustentáveis que levem informações e a qualificação ao pequeno e médio produtor rural da Grande Cuiabá.
“Roberto França tem experiência, tem vivência como prefeito e conhece todos os problemas. Por isso o DEM e o governador Mauro Mendes estão juntos com Roberto nesta parceria pelos que mais necessitam de apoio, como é o caso da agricultura familiar”, disse Garcia.
Abandono da zona rural
Os agricultores denunciaram o abandono em que se encontra a zona rural do município, onde trabalham e vivem milhares de famílias sem o adequado apoio da prefeitura. Eles reclamaram de problemas ligados à produção rural, como a falta de água para irrigação, de sementes, de conservação das estradas vicinais, da falta de apoio para aquisição de maquinário e equipamentos para processar a produção. Uma das lideranças presentes lembrou que já há estudos sobre o aproveitamento das águas de Manso que podem permitir a irrigação de uma grande região produtora.
Muitos piscicultores do Cinturão Verde denunciaram o abandono da prefeitura em relação aos projetos deste segmento, pois os tanques construídos no passado pela prefeitura já não recebem alevinos e muitos desistiram da atividade. Os piscicultores cobram incentivos para criação e venda do pescado, pois a região tem a capacidade de produção de 300 toneladas de pescado por ano.
Outros pequenos criadores de frango solicitaram a construção de barracões e cozinha industrial, para auxiliar na produção de alimentos, artesanatos e na realização de cursos de culinária e outras atividades. Os produtores de legumes, verduras e frutas querem aumentar a participação na merenda escolar, fornecendo para as escolas públicas da Capital. Outras reivindicações são o reforço da estrutura de assistência técnica aos pequenos produtores e o fornecimento regular de sementes.
Na área de infra-estrutura, saúde e educação, os chacareiros pediram a melhoria do transporte coletivo para atender a região, transporte escolar de qualidade, reforma das escolas e dos postos de saúde do entorno da Capital.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira