Da Assessoria
Buscando ampliar as conquistas da atual gestão da prefeita Lucimar Campos (DEM) em torno da valorização da identidade cultural do várzea-grandense, o candidato a prefeito pela coligação “Amor por Várzea Grande - MDB, DEM, PSDB, PP, PL e PC do B” – quer ampliar os atendimentos realizados pela “Casa de Artes” durante sua gestão.
Desde o início do atual governo, a “Casa de Artes” implementou os cursos de Violão, Corte e Costura, Pintura em Tela, Rede no Tear, Bordado, Tricô e Crochê, Pintura em Tecido, Manicure e Pedicure Básico, Alongamento de Unhas e outras técnicas, além de Aulas de Balé para crianças a partir de 4 anos. “Como várzea-grandense legítimo que sou, não poderia deixar de ter um olhar sensível e humano às nossas tradições. A cultura será uma de nossas marcas”, observou.
À exemplo disso, a gestão atual solicitou a avaliação para o reconhecimento das redes de Limpo Grande como patrimônio cultural brasileiro junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “A arte do tear é transferida de geração em geração. Se não desenvolvermos políticas públicas de estímulo à produção local, perderemos nossa própria identidade”, pontuou Kalil.
Com raízes profundas fincadas em solo várzea-grandense, Kalil é fruto de uma árvore genealógica cuja tradição política resulta em serviços prestados à cidade. Neto de Sarita Baracat, primeira mulher eleita prefeita do Município, e de Cabloco, ex-vereador, além de filho do ex-vice-prefeito Nico, o candidato é um amante da cultura local.
Kalil ressalta um dos locais mais lindos e visitados da cidade de Várzea Grande; a famosa “Rota do Peixe” que passa pelos Distritos da Praia Grande, Pai André, Souza Lima, Bom Sucesso, Limpo Grande e Passagem da Conceição. “É exatamente na Comunidade de Bonsucesso que nasceu a cidade de Várzea Grande em 1823. Aqui temos uma culinária incrível, tem Siriri e Cururu, além da tradicional rapadura de cana”.
A “Casa de Artes” possuiu cerca de 158 artistas cadastrados, que expõem e comercializam seus produtos no espaço. Toda a renda adquirida com a venda dos objetos é 100% revertida aos artistas. O espaço é mantido pelo Município. “O turismo gera emprego e distribui renda à comunidade. Temos um aeroporto em nossa cidade. Bons hotéis. Vamos criar mecanismos de estímulo à produção cultural. Várzea Grande tem identidade própria. E ela será valorizada na nossa gestão”, concluiu Kalil.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira