Da Redação
No cenário que visa ampliar os mecanismos de arrecadação, por meio de vias que possam facilitar a quitação de dívidas de contribuintes junto ao Estado, o deputado Max Russi (PSB) apresentou um Substitutivo Integral ao Projeto de Lei nº 1158/2019, de sua autoria, com o objetivo de "vincular as mesmas possibilidades de pagamento aprovadas recentemente pela Lei nº 10.977, aos programas de recuperação de créditos de Mato Grosso, Regularize e Refis".
Ainda como proposta de Russi, está o refinanciamento das dívidas, de contribuintes com o Estado, através da realização do Mutirão Fiscal, que teve início nesse mês e segue até o dia 30, na Arena Pantanal.
“O objetivo é justamente formalizar medidas, que facilitem ainda mais a quitação dessas dívidas. Dessa forma todos ganham, tanto o Estado em sua arrecadação, quanto o contribuinte, que encontrará vantagens para a quitação de suas dívidas”, argumentou o deputado.
A finalidade do PL, inicialmente proposto pelo parlamentar na semana passada, é facilitar a negociação para a quitação dos débitos de penalidades aplicadas, estendendo de 31 de dezembro de 2015 para 31 de dezembro de 2016, o prazo limite para os fatos geradores e para os créditos não tributários decorrentes de repreensão, que poderão ser abarcados pela Lei Estadual nº 10.579, que instituiu o Regularize.
“O Substitutivo aprimora o PL e facilitará a quitação de débitos tributários com órgãos públicos, dando ao contribuinte condições mais acessíveis”, reforçou Max.
Os efeitos do Projeto de Lei do deputado Max Russi, em paralelo aos descontos em multas e juros, de até 75% sobre o valor total da dívida, irão reforçar a promoção da conciliação, sem a necessidade de recorrer ao processo judicial.
Outro fator levantado pelo parlamentar diz respeito à crise nacional, que ainda não foi superada em nosso país, afetando até os dias de hoje a situação econômica dos contribuintes de Mato Grosso.
“Estamos vivendo um momento de crise no país e nem todos têm oportunidades de honrarem seus compromissos fiscais em dia. A crise no Brasil ainda não foi superada. Por isso, é necessário que nosso estado promova essas opções, essa facilitação”, justificou.
Regularize –MT
Em vigor desde 2017, a intenção do programa Regularize é promover a remissão de débitos inscritos em dívida ativa, por meio de descontos, originários da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), Procon- MT, Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).
Com Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Mercado financeiro reduz para 4,02% projeção de inflação para 2026
Segurança aponta aumento de quase 50% nas apreensões de drogas
A inteligência de ser multicor!
Juros altos travam crédito para 80% das indústrias, revela pesquisa
Cortes orçamentários ao ensino e pesquisa públicos em 2026
A nova corrida pela eficiência: por que a gestão de processos volta ao centro da estratégia
TJ manda instituição financeira quitar débitos de veículo
Estado: Hospital Central começa a atender pacientes nesta 2ª feira
Prazo para regularização eleitoral se encerra em 6 de maio
Polícia Civil reforça combate às facções criminosas no Estado