A OAB Seccional MT informa que a "primeira capital da capitania de Mato Grosso e berço da resistência cultural, a cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade recebe, a partir desta quarta-feira (24), dois eventos voltados à promoção da igualdade racial e de gênero. São eles o 2º Encontro Estadual de Mulheres Quilombolas de Mato Grosso e o 1º Seminário Empoderando Terezas. Os encontros ocorrem em alusão à comemoração do Dia Nacional de Tereza de Benguela, comemorado em 25 de julho, data em que serão encerrados os eventos".
Destaca ainda que:
"O encontro tem como apoiadores a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT), por meio da Comissão de Defesa da Igualdade Racial, a Prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade, Conaq, Fase Mato Grosso, Fórum Mulheres Negras de Mato Grosso e o Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racial (Cepir).
A ideia central do evento é ir além da valorização da dança e do folclore e criar um processo de formação para dar visibilidade a resistência feminina. Além disso, contará com formação em empreendedorismo, valorização da cultura afro, Literatura afro, e evento cultural com performances e bandas que valorizam as mulheres e a herança africana.
Na abertura, a organização preparou uma mesa de debates com o tema “Mulheres elas são o que quiserem ser! Pretas no poder”, que contará com a participação da advogada Naryanne Ramos, da professora Silviane Ramos, da bacharel em Direito Laura Silva, da professora Francileia Paula Castro e da performer e escritora Luna Vitrolira.
As tendências e perspectivas das mulheres negras em Mato Grosso serão tema da segunda mesa de discussões do evento, que será mediada pela assistente social, Elis Regina Prates. A última mesa será comandada pela escritora Luna, que trará aspectos da cultura, escritas e a mulher negra.
O período vespertino do dia da abertura do evento foi reservado para a formação de seis grupos de trabalho, que trabalharão temas como educação escolar quilombola, mulheres negras e ameríndias na política e economia verde e empreendedorismo. Já a noite contará com diversas apresentações culturais.
O segundo dia também terá a realização de três mesas, além da continuidade dos grupos de trabalho. Estarão em voga temas como direito e a defesa da igualdade, agenda da década afrodescendente e as mulheres na fronteira oeste, negras e chiquitanas.
Com o encerramento do evento, na noite de quinta, começa o Festival Trindade, com muitas atrações culturais, como o projeto Muzimba, além da exposição de produtos artesanais."

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro