O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Fernando Tinoco, afirmou, durante entrevista para o Jornal da Nova, que a corporação passou a usar a metodologias científicas e estatísticas para combater a criminalidade no Estado.
"Nós trabalhamos em cima de dados estatísticos para combater as manchas criminais nas cidades, e esse é um marco do programa Tolerância Zero, de trabalhar forma mais científica. Antes, a PM trabalhava de uma forma muito reativa. Hoje, procuramos essas manchas criminais dentro das cidades e posto os policiais nesses locais para antecipar ou prevenir a ocorrência de um crime. Isso é o desenvolvimento de uma polícia cada dia mais eficiente", destacou nesta quinta-feira (28.8).
Com o uso dessas metodologias e análise de estatística, a Polícia Militar contribuiu para reduzir, pelo programa Tolerância Zero, em 23,5% os crimes de homicídios em todo o Estado. Além disso, aumentaram as apreensões de drogas em 125,8% e também as prisões em por tráfico em 28,8%. Crimes como roubos e furtos também caíram 23,7% e 2,2%, respectivamente.
“É como se nós recuássemos e tivéssemos os índices de dez anos atrás. A população de Mato Grosso cresceu muito de dez anos para cá. Mesmo assim, com o programa do Tolerância Zero, as forças de segurança conseguiram levar a uma condição de qualidade de segurança com índices que não eram vistos há uma década", avaliou o comandante-geral.
O coronel PM Fernando Tinoco também destacou o trabalho integrado com as outras forças de segurança para a redução dos crimes pelo programa Tolerância Zero. Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) apontam que as ações conjuntas entre as forças de segurança aumentaram 32% entre janeiro e julho deste ano.
"As ações integradas são um marco da operação Tolerância Zero. O governador nos orienta muito que uma instituição sozinha não consegue trazer eficiência completa no ciclo de atendimento à população, e o Tolerância vem trazer justamente isso: ações integradas que trazem um respaldo e uma eficiência muito maior. Hoje, a Polícia Militar realiza um trabalho muito eficiente com a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Politec, com o objetivo de trazer resultados mais positivos para a população", concluiu.
Por Allan Pereira/Secom-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800