• Cuiabá, 28 de Agosto - 2025 00:00:00

NA RÁDIO NOVA FM - ATUAÇÃO DA PM EM MT


O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Fernando Tinoco, afirmou, durante entrevista para o Jornal da Nova, que a corporação passou a usar a metodologias científicas e estatísticas para combater a criminalidade no Estado.

"Nós trabalhamos em cima de dados estatísticos para combater as manchas criminais nas cidades, e esse é um marco do programa Tolerância Zero, de trabalhar forma mais científica. Antes, a PM trabalhava de uma forma muito reativa. Hoje, procuramos essas manchas criminais dentro das cidades e posto os policiais nesses locais para antecipar ou prevenir a ocorrência de um crime. Isso é o desenvolvimento de uma polícia cada dia mais eficiente", destacou nesta quinta-feira (28.8).

Com o uso dessas metodologias e análise de estatística, a Polícia Militar contribuiu para reduzir, pelo programa Tolerância Zero, em 23,5% os crimes de homicídios em todo o Estado. Além disso, aumentaram as apreensões de drogas em 125,8% e também as prisões em por tráfico em 28,8%. Crimes como roubos e furtos também caíram 23,7% e 2,2%, respectivamente.

“É como se nós recuássemos e tivéssemos os índices de dez anos atrás. A população de Mato Grosso cresceu muito de dez anos para cá. Mesmo assim, com o programa do Tolerância Zero, as forças de segurança conseguiram levar a uma condição de qualidade de segurança com índices que não eram vistos há uma década", avaliou o comandante-geral.

O coronel PM Fernando Tinoco também destacou o trabalho integrado com as outras forças de segurança para a redução dos crimes pelo programa Tolerância Zero. Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) apontam que as ações conjuntas entre as forças de segurança aumentaram 32% entre janeiro e julho deste ano.

"As ações integradas são um marco da operação Tolerância Zero. O governador nos orienta muito que uma instituição sozinha não consegue trazer eficiência completa no ciclo de atendimento à população, e o Tolerância vem trazer justamente isso: ações integradas que trazem um respaldo e uma eficiência muito maior. Hoje, a Polícia Militar realiza um trabalho muito eficiente com a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Politec, com o objetivo de trazer resultados mais positivos para a população", concluiu.

Por Allan Pereira/Secom-MT




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: