Da Redação
O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) e a presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Janaína Riva (MDB), oficializaram convite na quarta-feira (8) à desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Maria Erotides Kneip, para presidir a Câmara Setorial Temática recém- aprovada pelo Legislativo, que vai discutir a propositura de leis e políticas públicas destinadas ao combate à violência doméstica e efetivação de direitos das mulheres.
A desembargadora disse que irá avaliar a possibilidade, seguindo critérios técnicos e legais antes de conceder uma resposta em definitivo.
O requerimento de autoria do deputado estadual Wilson Santos que cria a Câmara Setorial Temática foi aprovada pelo plenário na sessão ordinária de terça-feira (7).
“É uma sugestão que encaminhei após ouvir diversos segmentos em defesa de políticas para as mulheres. Mais do que uma magistrada, a desembargadora Maria Erotides goza de um imenso prestígio em Mato Grosso e tem total credibilidade para presidir a Câmara Temática”, disse.
A deputada estadual Janaína Riva considera a desembargadora Maria Erotides a mulher mais preparada em Mato Grosso para presidir a Câmara Setorial Temática.
“O Legislativo planeja trabalhar em conjunto com o Judiciário para formular leis e políticas públicas que oportunizem combate à violência doméstica, amparo familiar e inserção social as mulheres dos 141 municípios de Mato Grosso. A desembargadora Maria Erotides detém uma ampla visão social e dispõe de conhecimento técnico para conduzir esse trabalho em conjunto”.
Objetivos
Por iniciativa do deputado estadual Wilson Santos, a Câmara Setorial Temática planeja agregar mulheres de Mato Grosso que exercem liderança em movimentos sociais e também nas esferas dos poderes constituídos para oportunizar debates que possam culminar em aperfeiçoamento das leis bem como formulação e execução de políticas públicas em prol dos direitos das mulheres.
Os debates serão norteados pelas propostas de garantia da integridade física, moral e psicológica, acesso à educação, habitação, cultura, saúde e geração de emprego e renda.
Foram convidadas a integrar a Câmara Setorial a juíza Amini Haddad Campos, a promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues, a Defensora Pública Rosana Leite Antunes de Barros, ex-vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença, Eliane Rodrigues Lima, 1ª mulher indígena a se formar em Direito, consultora técnica da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Telma Reis.
Também foram convidadas a Procuradora do Estado Glaucia Anne Kelly Rodrigues Amaral, a delegada lotada na Delegacia da Mulher, Josylerth Magalhães, a professora Vera Bertolini, mestre em Política Social e pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre a Mulher e as relações de Gênero da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a presidente da Comissão da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional mato Grosso (OAB-MT), Clarissa Lopes Maluf, e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e coordenadora do Centro da Pastoral do Migrante, Eliana Vitalino.
Com Assessoria


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Marcos Tavares propõe aulas na madrugada para trabalhadores
MP lembra comissão para acompanhar aplicação das emendas
Governo reduz para R$ 7,7 bi congelamento de despesas no Orçamento
Vocês estão preparados?
Tribunal de Justiça condena universidade por aumentar mensalidades
Os novos rumos sobre a autenticação e produção das provas digitais
Prisão de Bolsonaro: a decisão de Moraes e o ponto de inflexão do sistema penal
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade