Da Assessoria
O historiador e professor da Unicamp especializado em História da América, Leandro Karnal, será o palestrante do XIII Fórum de Responsabilidade Socioambiental para falar de “Ética e Corrupção no Mundo Contemporâneo”. O evento, realizado pelo Programa de Ação Social da Unimed Cuiabá (PróUnim), será no dia 09 de outubro, às 19h30, no Buffet Leila Malouf.
Karnal é graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Ele tem publicações sobre o ensino de História, História da América e História das Religiões.
O conceito de ética está no centro das discussões no Brasil. Vive-se uma crise ética estrutural que leva a um questionamento muito denso sobre o assunto. Dentre os temas que serão tratados pelo palestrante estão os limites entre ética e moral, práticas que dificultam ou facilitam o exercício da ética, e valores envolvidos entre moral, ética, sociedade e suas engrenagens.
Como historiador, Karnal aborda o tema traçando um paralelo entre história e sociedade sob o prisma de que a corrupção é um mal social, coletivo e não apenas de governo. “Não existe governo corrupto numa nação ética e não existe nação corrupta com governo transparente e democrático”, declarou Karnal em algumas entrevistas sobre o assunto.
No ranking de países corruptos, o Brasil não está na liderança, mas de acordo com Karnal, é um país onde a corrupção é endêmica e isto despertou seu interesse acadêmico sobre a raiz deste problema, porém, todas as explicações encontradas podem ser questionadas.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Mais de 2 milhões já aderiram ao acordo de ressarcimento do INSS
PM desmantela grupo criminoso e barra tentativa de furto de gado
Projeto propõe corte de R$ 19,6 bi em benefícios fiscais em 2026
Tributo sobre Tributo
MP: Justiça recebe denúncia por estupro e tentativa de feminicídio
Caminho alternativo para negociar o tarifaço
Operação da PM apreende 353 tabletes de maconha em VG
Balanço do 1º semestre: PC identifica 100% dos autores de feminicídios
MT: Governo e multinacionais anunciam mais três usinas de etanol
TJ crava: falta de energia em casa com criança gera indenização