• Cuiabá, 09 de Setembro - 2025 00:00:00

Estado não avança na Educação e candidata promete qualificar ensino


Da Redação - FocoCidade

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, divulgados na última segunda (3), pelo Ministério da Educação mostram que, mais uma vez, o ensino médio segue estagnado e cada vez mais longe da meta proposta. Nenhum Estado atingiu a meta do Ideb.

Após três edições consecutivas sem alteração, o Ideb do ensino médio avançou apenas 0,1 ponto em 2017. Apesar de o crescimento observado, o País está distante da meta projetada. De 3,7 em 2015, atingiu 3,8 em 2017. A meta estabelecida para 2017 é de 4,7. 

Para a candidata a deputada federal em Mato Grosso, Gina Defanti (PSL), é triste ver um Estado que cresce tanto com o agronegócio, mas a educação, saúde e segurança são pontos críticos que deixam a desejar.

“O ensino médio brasileiro é uma fonte de frustração. Não apenas por seu resultado pífio nas avaliações feitas pelo governo federal, mas a escolaridade básica para o mercado hoje é o ensino médio. Se ele é comprometido, a capacidade de desenvolvimento do País também fica limitada”, disse.

De acordo com Gina Defanti, a escola não fornece estrutura para uma melhor qualidade de ensino. E aponta que faltam professores e mais bolsas do governo que ajudam a manter um estudante apenas na escola.

“Levarei à Câmara dos Deputados propostas que buscam o incentivo e recursos para educação de jovens. Aprimorar em cursos de qualificação ainda durante o ensino médio, para ser um facilitador no mercado de trabalho. Como estamos falando em avaliação do ensino médio, nós precisamos colocar a sugestão de trabalho com objetivo de voltar os cursos técnicos no ensino médio, como exemplo, um técnico em informática, administrativo entrou outros cursos que prepare o jovem para o mercado de trabalho”, afirma.

 

Com Assessoria

 




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: