A ONCOMED, clínica especializada no tratamento do câncer, observa que mais de 1 mil casos serão diagnosticados em MT.
Confira a mensagem:
"No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Somente no Estado de Mato Grosso, 1.040 novos casos serão diagnosticados neste ano de 2017, segundo as projeções do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
A próstata é uma glândula responsável por produzir parte do líquido do sêmen. Ela fica abaixo da bexiga masculina, diretamente em frente ao reto e envolve a uretra. Conforme a idade avança, a glândula fica mais vulnerável a tumores.
Na maioria dos casos, esses tumores crescem lenta e silenciosamente, alertam oncologistas da Oncomed, clínica de tratamento multiprofissional de câncer com 21 anos de atuação em Mato Grosso. E quando penosos sintomas chegam à vida do homem, tem-se o diagnóstico tardio. Algo que poderia ser facilmente evitado com a detecção precoce por meio de exames regulares anuais, a partir dos 50 anos. Mas atenção: Homens negros e aqueles que têm familiares de primeiro grau que desenvolveram câncer de próstata devem procurar um urologista a partir dos 45 anos.
O exame de rastreamento da doença é necessário para que cada paciente determine seus fatores de risco da doença e possam realizar o acompanhamento necessário.
EXAME DE RASTREAMENTO
Apesar do tabu, o exame de toque retal é bem menos complexo – e dolorido – que uma mamografia, por exemplo. Basicamente, com uma luva lubrificada, o médico insere um dedo no reto do paciente, a fim de sentir a superfície da glândula enquanto busca algum tumor suspeito.
SINTOMAS
Por se tratar de uma doença de caráter silencioso, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma. No entanto, em estágios mais avançados, o câncer de próstata pode provocar:
- Dificuldades ao urinar
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite
- Dor óssea
- Infecção generalizada
- Insuficiência renal
TRATAMENTO
Quando a doença se encontra localizada, cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos.
Em casos de doença localmente avançada, a radioterapia ou a cirurgia em combinação com tratamento hormonal tem demonstrado maior eficácia, apontam casos clínicos. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento de eleição costuma ser a terapia hormonal.
Saiba mais sobre o Novembro Azul e o câncer de próstata no site da Oncomed: www.oncomedmt.com.br. Oncomed. Cuidado a favor da vida!"

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal