Compreender o contexto do mercado e da economia do país – muitas vezes, de todo o mundo – é fundamental para qualquer empreendedor interessado em tomar as melhores decisões para o próprio negócio. Por isso é tão importante estarmos atentos ao que acontece à nossa volta.
É acompanhando o cenário econômico e o seu desenvolvimento que passamos a reconhecer possíveis oportunidades, identificamos qual o momento de "recuar" e entendemos quais ajustes e adequações devem ser feitas nos nossos planejamentos. Claro, esse acompanhamento deve ser feito de forma natural, sem neuroses.
Sei que em um cenário como o atual, por exemplo, em que a inflação está alta, é fácil desanimar. No entanto, minha recomendação é não esmorecer. Agora, é hora de reagir e ser criativo, deixando a estagnação de lado e estabelecendo um olhar crítico para driblar os obstáculos que insistem em aparecer pelo caminho. Ou seja, esse é o momento de buscar novas soluções, pensar em novos produtos, lançar serviços, traçar metas diferentes, olhar para os processos internos com cuidado para descobrir o que pode e deve ser aperfeiçoado.
Uma alternativa interessante é estabelecer parcerias. Elas podem ter caráter comercial, a fim de impulsionar as vendas das empresas envolvidas. Neste caso, vale buscar um produto ou serviço complementar ao seu, de forma que a compra conjunta possa fazer sentido para o cliente.
A parceria também pode assumir outro tipo de função. Por que não chamar um parceiro, por exemplo, para analisar algum aspecto específico do seu negócio? É interessante notar como um olhar de alguém de fora costuma detectar detalhes – e até falhas - que não estão claros para quem está no negócio. Muitas vezes se trata de um ajuste fino em processos simples ou do melhor posicionamento de uma informação dentro do seu site para mudar completamente os rumos da empresa.
Pode parecer clichê, mas a verdade é que enfrentar problemas, como um cenário econômico desfavorável, por exemplo, pode ser extremamente benéfico para as companhias. É no desconforto que crescemos, que renovamos as ideias, que trabalhamos no desenvolvimento de novidades. Quando tudo caminha bem, costumamos pensar que "não se mexe em time que está ganhando", não é verdade?
Independente do cenário econômico que vivemos, é importante termos um Plano de Continuidade de Negócios. O conteúdo e os componentes de um plano como esse vão variar de uma empresa para outra e podem ter níveis de detalhamento de acordo com a complexidade técnica e cultura de cada negócio. No entanto, todos os departamentos da companhia precisam ser avaliados e estar "cobertos" com medidas preventivas.
Para isso, é importante avaliar os pontos fortes e fracos da empresa e, com base nessa análise, estabelecer os riscos possíveis. Depois, é hora de avaliar de que maneira essas ameaças podem impactar a empresa e, por fim, estabelecer um planejamento estratégico com orientações sobre as medidas que precisam ser adotadas para a retomada das operações. Também é válido ter um Plano de Contingência previamente estabelecido, que possa ser utilizado caso todas as medidas preventivas falhem.
Nenhum de nós está livre de enfrentar crises ou cenários econômicos diversos. Isso faz parte da dinâmica da vida. Mas, podemos estar preparados para minimizar os impactos dos momentos ruins para o negócio e trabalhar para fortalecê-lo em períodos favoráveis. O importante é não estagnar e manter as engrenagens funcionando!
*Haroldo Matsumoto é especialista em gestão de negócios e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa, consultoria multidisciplinar com atuação entre empresas de diversos portes e setores da economia – www.prosphera.com.br
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