O livro digital “Eleições Municipais 2024: campanhas e estratégias digitais” foi lançado no Congresso Internacional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), realizado entre os dias 2 e 5 de dezembro, na Universidade Federal da Bahia, em Salvador. A publicação, com 281 páginas, reúne 11 artigos divididos em duas partes e traz, em um dos capítulos, o projeto “Linguagem Simples e Democracia”, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
O artigo TRE-MT é assinado pelos servidores Claudia Cappelli, Gervina Holanda, Joseane Corrêa, Karla Monteiro, Marcela Lopes, Rafael Rodrigues e Yna Sousa e pode ser conferido a partir da página 249, na segunda parte do livro. Nessa parte da publicação, estão trabalhos que discorrem sobre disputas políticas que vão além do espaço da internet. Na primeira parte do livro, que vai até a página 146, estão artigos que apresentam resultados de pesquisas voltadas para dinâmicas eleitorais em ambientes digitais.
A composição do projeto mato-grossense baseia-se na democratização do conhecimento ao eleitorado, facilitando a compreensão de conteúdos por meio de uma abordagem de fácil entendimento, explicando o funcionamento da votação eletrônica e traduzindo termos técnicos em uma linguagem clara e visual. O objetivo é evitar desconfiança ou a disseminação de fake news que possam afetar o processo democrático.
“Explicar como o sistema eletrônico de votação funciona e democratizar a informação é de extrema importância para a Justiça Eleitoral e deixa o eleitorado mais confiante e seguro na hora de exercer a cidadania. É uma imensa felicidade, para nós, apresentarmos o estudo de caso nessa publicação. Isso mostra que o objetivo de fortalecer a confiança pública na urna está se tornando realidade”, disse a servidora do TRE-MT e idealizadora do projeto, Marcela Lopes.
Em novembro, o grupo participou do Brussels Plain Language Experience 2025, em tradução livre “Experiência de Linguagem Simples de Bruxelas 2025”, em Bruxelas, na Bélgica. Durante o evento internacional, o trabalho foi apresentado por Marcela Lopes e por Sidan O Rafa, membro do Linguagem Simples Lab e integrante do projeto.
Isso demonstra que o TRE-MT segue fortalecendo o seu papel, com resultados na ampliação da informação clara, na expansão da confiança dos eleitores e eleitoras e no combate às fake news.
Por estagiária Natália Sarturi (Supervisão jornalistas Anderson Pinho e Nara Assis) - Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande
Vitória para Mato Grosso. Conquista para o Brasil!
IPCA vai a 0,33% em dezembro e fecha 2025 em 4,26%, abaixo da meta
TJ crava: desconto em conta salário é considerado indevido
Comer errado
PC confirma prisão de homem acusado de tentar matar mulher queimada