Emmanuela Bortoletto Santos dos Reis
Parece uma data sem muita conotação, mas não pode ser ignorada, visto que cerca de 850 milhões de pessoas no mundo têm alguma doença renal conforme a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). E o dado mais triste é que a Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.
O rim é um dos órgãos mais importantes do organismo que garante todo o funcionamento do corpo. E por isso será tema de discussões de 1 a 4 de maio do XX Congresso Brasileiro de Nefrologia Pediátrica que acontecerá em Cuiabá.
É o rim que é responsável pela filtragem do sangue, eliminando substâncias que, podem prejudicar o bom funcionamento do organismo, como a ureia, a amônia e o ácido úrico.
Por isso é importante que se tome muita água, faça o controle no consumo de sal, tente cuidar do seu peso, evite automedicação, mantenha rotina de exercícios físicos, o consumo de bebidas alcoólicas deve ser com moderação, abandone o cigarro, tente diminuir a ingestão de açúcar, fique de olho no seu histórico familiar se tem casos de Hipertensão arterial, Diabetes, doença renal.
Não esqueça de realizar consultas médicas regularmente.
Emmanuela Bortoletto Santos dos Reis é medica Nefropediatra no Hospital Santa Rosa e professora na UNIVAG- CRM/ MT 6596 e RQE 300; 327.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro
PLP 128 reduz incentivos em 10% e altera a lógica do Lucro Presumido