Emmanuela Bortoletto Santos dos Reis
Parece uma data sem muita conotação, mas não pode ser ignorada, visto que cerca de 850 milhões de pessoas no mundo têm alguma doença renal conforme a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). E o dado mais triste é que a Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.
O rim é um dos órgãos mais importantes do organismo que garante todo o funcionamento do corpo. E por isso será tema de discussões de 1 a 4 de maio do XX Congresso Brasileiro de Nefrologia Pediátrica que acontecerá em Cuiabá.
É o rim que é responsável pela filtragem do sangue, eliminando substâncias que, podem prejudicar o bom funcionamento do organismo, como a ureia, a amônia e o ácido úrico.
Por isso é importante que se tome muita água, faça o controle no consumo de sal, tente cuidar do seu peso, evite automedicação, mantenha rotina de exercícios físicos, o consumo de bebidas alcoólicas deve ser com moderação, abandone o cigarro, tente diminuir a ingestão de açúcar, fique de olho no seu histórico familiar se tem casos de Hipertensão arterial, Diabetes, doença renal.
Não esqueça de realizar consultas médicas regularmente.
Emmanuela Bortoletto Santos dos Reis é medica Nefropediatra no Hospital Santa Rosa e professora na UNIVAG- CRM/ MT 6596 e RQE 300; 327.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,86%
Senador reforça fala de ministro: cadê o equilíbrio entre Poderes?
Moratória da soja: decisão do STF cita defesa feita pelo presidente da ALMT
Operação integrada da Polícia Civil prende membros de facção no RJ
Alerta do Estado: Ciosp registra mais de 16 mil trotes em sete meses
PM confirma prisão em flagrante de suspeito de feminicídio
O problema do mal
Código Eleitoral divide Senado com voto impresso e outras polêmicas
Operação da Polícia Civil prende advogado no interior de MT
A urgência de uma ação decisiva da ONU para garantir a inclusão e a proteção de Taiwan