• Cuiabá, 26 de Agosto - 2025 00:00:00

Estado divulga que todas as obras da Copa do Mundo de 2014 finalmente foram retomadas


Da Redação

O Governo do Estado de Mato Grosso divulgou neste sábado, 09, que finalmente foram retomadas todas as obras de infraestrutura programadas para a Copa do Mundo de 2014.  Segundo comunicado oficial, a gestão atual, enfrentou desafios consideráveis ao herdar o legado de oito obras inacabadas ou paralisadas, algumas delas por mais de quatro anos. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) foi a responsável pela resolução dessas questões e na concretização desses projetos.

A nota ainda pontua que as retomadas iniciaram em 2019, quando o governador Mauro Mendes estabeleceu como prioridade a resolução das obras paralisadas, ordenando à Sinfra-MT que tomasse todas as medidas necessárias para garantir sua continuidade. 

Além da retomada das obras, a equipe da Secretaria Adjunta de Obras Especiais da Sinfra-MT tomou outras medidas para finalizar obras já prontas, encerrando pendências com os órgãos de controle.

 

Confira abaixo a lista das obras e seu status atual:

1. Avenida Parque do Barbado:

  • A ligação entre a Avenida Fernando Corrêa da Costa e Archimedes Pereira Lima estava paralisada desde o fim da Copa do Mundo.
  • A obra foi retomada em abril de 2019, e em janeiro de 2020, a avenida de 1,6 quilômetros foi entregue, incluindo a implantação da rede de iluminação pública.
  • Atualmente, o Estado está executando o prolongamento da via até a Avenida das Torres para avançar com a mobilidade urbana na capital.

2. COT UFMT (Centro Oficial de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso):

  • As obras estavam paralisadas desde 2014 devido a um litígio judicial entre o Estado e a empresa responsável.
  • Após um levantamento das falhas, a obra foi retomada em 2019 e entregue no início de 2020.
  • Desde então, o COT já recebeu competições importantes, como o Troféu Brasil de Atletismo.

3. Trincheira Jurumirim:

  • A construção começou em 2012 e parou em julho de 2014, com 98% dos serviços executados pelo Consórcio Sobelltar.
  • Surgiram infiltrações nas paredes e defeitos no pavimento da parte interna.
  • Após estudos e identificação das causas das infiltrações, uma nova licitação foi realizada em 2021, e a obra foi entregue no primeiro semestre de 2022.

4. Complexo Viário do Tijucal:

  • Apesar de estar em uso pela população, o complexo nunca havia sido oficialmente recebido e apresentava patologias que necessitavam ser corrigidas.
  • Após análise da situação, um acordo com a empresa responsável foi realizado, e a obra foi oficialmente recebida em 2020.

5. Avenida Archimedes Pereira Lima:

  • A duplicação estava paralisada desde 2014 e apresentou problemas após a liberação para o trânsito.
  • O contrato com a empresa responsável foi rescindido, e uma nova licitação foi lançada.
  • Atualmente, a Avenida está sendo reconstruída em uma extensão de 5 quilômetros, com 80% das obras já executadas.

6. COT do Pari (Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari):

  • As obras estavam abandonadas desde 2014, mas a Sinfra-MT buscou um acordo com o consórcio contratado em 2012, homologado pela Justiça em 2022.
  • Após a conclusão, o COT será destinado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) para ser transformado em um centro de treinamento para as forças de segurança.

7. Hospital Universitário:

  • As obras do novo hospital começaram em 2012, mas o contrato foi rescindido em 2014 devido ao não cumprimento do cronograma.
  • Uma nova licitação foi realizada em maio de 2020, e as obras começaram em novembro de 2021, com previsão de três anos de execução.
  • Atualmente, 45% da estrutura física já foi construída, e o hospital contará com 228 leitos de internação, entre outros recursos.

8. BRT (Ônibus de Trânsito Rápido):

  • As obras do Veículo Leve Sobre Trilhos foram abandonadas em 2014, com apenas 18% dos trilhos implantados.
  • O Governo optou por retomar o projeto original do BRT, considerando que seria mais econômico, rápido e proporcionaria tarifas mais baixas.
  • A obra foi licitada em 2022, e atualmente o Governo trabalha na implantação das pistas de concreto.

 

(Com informações Secom-MT)

 




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