Com uma pontuação de 97,86%, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) é o tribunal mais transparente entre todas as cortes judiciais atuantes no Estado. É o que aponta o Ranking Nacional da Transparência do Poder Judiciário 2023, disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta segunda-feira, 28 de agosto.
O Ranking Nacional da Transparência foi estabelecido pela Resolução CNJ nº 260/2018 e é conduzido anualmente com o objetivo de reconhecer e premiar os tribunais e conselhos que se destacam por oferecer informações claras e bem-organizadas à sociedade, facilitando o acesso transparente aos dados de gestão.
A avaliação abrange nove temas, compostos por um total de 84 perguntas, que incluem a publicação de objetivos estratégicos, metas e indicadores, levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão, calendário das sessões colegiadas, atas das sessões dos órgãos colegiados, e a disponibilidade de um campo denominado 'Serviço de Informações ao Cidadão' na página inicial, bem como informações sobre licitações e contratos, entre outros aspectos relevantes.
Em uma perspectiva nacional, o TRE-MT se destaca na 20ª posição, considerando um total de 92 tribunais brasileiros, abrangendo os segmentos: Conselho, Estadual, Federal, Eleitoral, Trabalho, Militar e Superior. É importante notar que, dentro do segmento eleitoral, o TRE-MT alcança a 11ª colocação, reforçando ainda mais seu compromisso com a transparência e a eficiência.
"Esta conquista é um reflexo do nosso compromisso incessante com a transparência e a prestação de contas à sociedade. A pontuação de 97,86% é realmente notável, mas acredito que sempre podemos avançar ainda mais. Nosso compromisso é garantir que cada cidadão tenha um acesso fácil e transparente ao nosso judiciário. Continuaremos trabalhando incansavelmente para aprimorar nossas práticas e alcançar níveis ainda mais elevados de transparência, mantendo a confiança da comunidade que servimos. Esta é uma jornada contínua e estamos ansiosos para os desafios e realizações que o futuro reserva”, ressaltou a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
Informações da Assessoria TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro