A Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de violência de violência doméstica e familiar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Cemulher/TJMT) realizará no dia 31 de agosto, em Rondonópolis, o 1º Encontro “Todos por Elas”. O evento encerrará a programação alusiva à campanha Agosto Lilás e será direcionado aos motoristas de transporte de cargas. A expectativa é que todas as transportadoras com sede no município participem do evento.
A coordenadora do Cemulher, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, será uma das palestrantes do encontro. Ela destaca a importância de levar o tema para discussão em ambientes culturalmente com maior representatividade masculina, como no caso dos motoristas de caminhões. “Precisamos levar as discussões sobre a Lei Maria da Penha e as implicações da violência contra a mulher na família e na sociedade para esses ambientes, costumeiramente dominados pelos homens”, explicou a magistrada.
“A mudança cultural perpassa pela conscientização de todos os agentes envolvidos no problema”, acrescentou.
O encontro tem como uma das idealizadoras a juíza da Vara de Violência Doméstica de Rondonópolis, Dra. Maria Mazarelo Farias Pinto, que ressalta a união de esforços em torno da temática. “O evento contará com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e do Sindicato dos Transportes de Cargas, buscando ações positivas para a conscientização das pessoas contra a violência doméstica e o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes” disse.
A abertura do evento está marcada para as 08h30, na transportadora Transoeste. A solenidade deve contar com a presença da vice-presidente do TJMT, desembargadora Maria Erotides Kneip, e representantes da Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir), da Associação Nacional das Empresas Agenciadoras de Transporte de Cargas (Anatc) e da Associação dos Transportadores de Cargas (ATC).
Às 10h30, as motoristas mulheres seguirão em carreata até o Casario. No local, será realizado um ato simbólico com a distribuição de balões brancos pela paz e pelo fim da violência contra a mulher.
O encontro deve resultar ainda na elaboração de uma carta de intenções, direcionada para o atendimento das demandas do município em relação ao acolhimento e suporte às vítimas de violência doméstica, e para o fortalecimento da rede de apoio e proteção à mulher.
Mapa da Violência - Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) sobre ocorrências com vítimas femininas (de 18 a 59 anos) mostram que, Rondonópolis registrou um caso de feminicídio no primeiro semestre deste ano. No mesmo período foram noticiados 17 casos de estupro e 22 ocorrências de violação de domicílio no município. Oitenta boletins foram lavrados por perseguição e ameaça à integridade física ou psicológica. Importunação e assédio sexual somaram sete casos.
A Comarca de Rondonópolis, que inclui os municípios de Boa Vista e São José do Povo, contabiliza três feminicídio em 2023.
Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
União de Forças – O 1º Encontro “Todos por Elas” foi um dos temas discutidos em reunião on-line no dia 09 de agosto, que contou com a participação de representantes do Poder Judiciário, Segurança Pública, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Faculdade Anhanguera, empresas e sindicatos de transportes.
O objetivo do grupo é formar um fórum permanente que fomente e mobilize campanhas de conscientização contra a violência doméstica e familiar no município e em toda a região Sul do estado.
Por Adellisses Magalhães/Comunicação TJMT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro