Da Redação
A prefeitura de Várzea Grande lançou o programa Avalia VG, nas turmas de 2°, 5° e 9° anos.
A gestão, por meio da Secretaria de Educação, considera o objetivo do programa: "como parte do processo de recomposição da aprendizagem, além da ampliação, consolidação e fortalecimento do processo de ensino na rede municipal".
Lembra que , a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) iniciou, na terça-feira (15), a aplicação de provas do programa.
A gestão reforça:
A atividade visa avaliar a proficiência dos estudantes da rede em Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados vão oferecer subsídios para a formulação e reformulação dos percursos formativos a serem ofertados aos docentes da rede municipal.
“Nosso objetivo maior é aferir as habilidades mais e menos desenvolvidas em nossos estudantes, para que possamos adequar nossas políticas de formação de professores, bem como as estratégias de intervenções pedagógicas nas escolas que demonstrarem baixo desempenho, visando sempre a melhoria na qualidade do ensino baseada em evidências", afirmou o Secretário da pasta, Silvio Fidelis.
De acordo com a Superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho, o Avalia VG é de suma importância para o município, pois permitirá preparar os alunos para as avaliações estaduais e federais, além de identificar fragilidades na rede. "E tendo identificado essas fragilidades, poderemos propor ações interventivas para os estudantes com maior dificuldade de ensino", completou.
Na última sexta-feira (11) os aplicadores da prova participaram de uma capacitação para esclarecer o procedimento correto desde o recebimento das provas, sua execução e devolução, de forma segura e sigilosa.
Na oportunidade, a Assessora Técnica da Superintendência Pedagógica, Ivania Souza, destacou que uma avaliação própria da cidade auxiliaria na formação de um diagnóstico que considerasse os desafios locais. "É importante que o município tenha seus dados próprios porque é a partir deles que construímos as ações pontuais de nossa realidade", concluiu.
Os alunos terão a avaliação em dois dias, com 20 questões de Língua Portuguesa no primeiro e 20 questões de Matemática no segundo.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Combate à pedofilia: PF prende homem por armazenar arquivos
Nova Ordem Autoritária - Grupo de países liderados por China e Rússia desafiam instituições democráticas
Tribunal de Justiça condena companhia aérea por atraso em voo
Estudo: setembro começa com leve alta no custo da cesta básica
Controvérsia judicial acerca das limitações da compensação de créditos judicias
Tribunal do Júri condena a 18 anos de prisão homem que matou jovem
PF derruba esquema de usurpação e extração ilegal de ouro
Alerta do TJ: golpistas enviam mensagens com links falsos em nome de Fórum
AL: CST da Enfermagem debate proteção a profissionais da saúde
Infraestrutura: Governo confirma R$ 220 mi em obras no Estado