Da Redação
A prefeitura de Várzea Grande lançou o programa Avalia VG, nas turmas de 2°, 5° e 9° anos.
A gestão, por meio da Secretaria de Educação, considera o objetivo do programa: "como parte do processo de recomposição da aprendizagem, além da ampliação, consolidação e fortalecimento do processo de ensino na rede municipal".
Lembra que , a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) iniciou, na terça-feira (15), a aplicação de provas do programa.
A gestão reforça:
A atividade visa avaliar a proficiência dos estudantes da rede em Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados vão oferecer subsídios para a formulação e reformulação dos percursos formativos a serem ofertados aos docentes da rede municipal.
“Nosso objetivo maior é aferir as habilidades mais e menos desenvolvidas em nossos estudantes, para que possamos adequar nossas políticas de formação de professores, bem como as estratégias de intervenções pedagógicas nas escolas que demonstrarem baixo desempenho, visando sempre a melhoria na qualidade do ensino baseada em evidências", afirmou o Secretário da pasta, Silvio Fidelis.
De acordo com a Superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho, o Avalia VG é de suma importância para o município, pois permitirá preparar os alunos para as avaliações estaduais e federais, além de identificar fragilidades na rede. "E tendo identificado essas fragilidades, poderemos propor ações interventivas para os estudantes com maior dificuldade de ensino", completou.
Na última sexta-feira (11) os aplicadores da prova participaram de uma capacitação para esclarecer o procedimento correto desde o recebimento das provas, sua execução e devolução, de forma segura e sigilosa.
Na oportunidade, a Assessora Técnica da Superintendência Pedagógica, Ivania Souza, destacou que uma avaliação própria da cidade auxiliaria na formação de um diagnóstico que considerasse os desafios locais. "É importante que o município tenha seus dados próprios porque é a partir deles que construímos as ações pontuais de nossa realidade", concluiu.
Os alunos terão a avaliação em dois dias, com 20 questões de Língua Portuguesa no primeiro e 20 questões de Matemática no segundo.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro