Da Redação
"Pessoas com Transtorno do Espectro Autista já têm direito a tratamento especial durante a realização de provas par a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), expedida pelo Departamento de Trânsito (Detran) em Mato Grosso", destaca o deputado Wilson Santos (PSD) - autor da lei nº 12.191/2023, em vigor desde o dia 20 de julho deste ano.
A norma pontua que o atendimento especializado se dará por meio de tempo adicional de 1h para os candidatos realizarem suas provas. Os mesmos deverão comprovar por meio de laudo médico de profissional especializado ou pela apresentação da Carteira de Identificação do Autista (CIA), emitida pelo Governo do Estado, a necessidade do benefício.
"O diagnóstico de TEA deve ser em conformidade com as normas do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) e/ou a Classificação Internacional de Doenças (CID), realizado por uma equipe multidisciplinar e/ou interdisciplinar, que compreende o trabalho de profissionais especializados", diz a lei.
"O objetivo principal desta lei é garantir que as pessoas com TEA possam concorrer em igualdade de condições com os demais candidatos nas provas do Detran-MT. Afinal, somos todos iguais perante as leis deste país", explicou Wilson Santos.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Representante do Tesouro Nacional: MT tem feito um trabalho brilhante
Polícia Civil confirma prisão de acusados de extorsão de fazendeiro
Lula reafirma soberania e diz que Brasil não aceitará ofensas
Combate ao tráfico: Operação da PC derruba facção em Cuiabá
Estado amplia Educação Profissional e Tecnológica; meta 15 mil novas vagas
Polícia Civil desarticula grupo criminoso acusado de tortura e sequestro
Enamed 2025 recebe 105 mil inscrições na primeira edição
Troca de assentos: TJ condena companhia aérea e mantém indenização
O aposentado com fibromialgia tem direito à isenção do Imposto de Renda?
Cláusulas-Padrão: ANPD não imuniza contra a realidade