Dados sobre mortalidade e acesso à água potável entre crianças de até seis anos estão entre os nove índices do módulo “Primeira Infância”, incluído ao Radar Saúde do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). A atualização, feita nesta quinta-feira (13), resulta do trabalho da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social (CPSA).
No painel há informações sobre os 141 municípios do estado, que podem ser comparadas a partir de rankings e séries históricas distribuídos entre os diferentes tópicos do painel. Desta forma, é possível traçar um panorama sobre a atual situação da população mato-grossense nesta faixa etária.
É o que explica o presidente da CPSA, conselheiro Guilherme Antonio Maluf. “Estamos falando de um período crucial da vida, do qual depende o desenvolvimento físico e intelectual da criança. Quando estes cuidados e acessos básicos não são garantidos, há reflexos negativos no futuro.”
O presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, destaca que a atualização periódica do Radar é fundamental no contexto da administração pública. “É um instrumento muito útil para que agentes políticos e a própria população conheçam a realidade do setor, comparando índices e propondo soluções.”
Lançado em março, o Radar Saúde consolida as principais informações relacionadas à área em Mato Grosso por meio de levantamento junto a fontes oficiais, como a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Ao assegurarmos indicadores completos nestas áreas, possibilitamos o desenvolvimento de políticas públicas estruturadas em evidências. Isso faz com que as ações adotadas pela administração pública tenham efetividade e atendem, de fato, as necessidades do cidadão”, avalia Guilherme Antonio Maluf.
Além de dados sobre a quantidade de leitos, planos de saúde, equipes e despesas, que já faziam parte da plataforma, o novo módulo do Radar Saúde traz informações sobre a cobertura das equipes de saúde da família, acesso a esgotamento sanitário, mortalidade materna e partos cesáreos.
Para acessar o Radar Saúde, basta clicar aqui.
Da Comunicação TCE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção