Da Redação
A prefeitura de Várzea Grande pontua que "a partir desta quinta-feira (9), os moradores do município irão ganhar uma nova opção para comprar frutas, verduras, legumes, alimentos agroindustriais e artesanato, diretamente do produtor" - assinalando que "a Feira da Agricultura Familiar funcionará todo mês, das 8h às 17h, no Paço Municipal da Prefeitura de Várzea Grande integrando pequenos produtores rurais de Várzea Grande e de Nossa Senhora do Livramento".
A gestão ressalta ainda que:
A ação recebe apoio das duas gestões públicas municipais e o espaço onde ocorrerá dá acesso livre à comunidade em geral e vai funcionar com um modelo de gestão mais eficiente, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande (SEMMADRS) como apoio ao pequeno produtor.
“A feira é o momento em que os pequenos produtores rurais mostram o resultado de tudo aquilo que produziram com o apoio das Prefeituras e demais parceiros. A exemplo dos cursos de capacitação totalmente gratuitos em parceria com o SENAR de Mato Grosso e com o Governo do Estado de Mato Grosso, que tem nos apoiado e disponibilizado equipamentos agrícolas e insumos para que a gente possa fortalecer cada vez mais a agricultura familiar aqui no município de Várzea Grande”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio dos Santos.
O gestor ainda destaca o respaldo do prefeito Kalil Baracat em incentivar o setor da agricultura familiar no município e o apoio da secretária de Estado de Agricultura Familiar (SEAF-MT), Teté Bezerra.
Segundo o coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável, Jhonattan Ferreira, que está a frente da organização da feira, em dezembro do ano passado foi realizado a primeira edição da Feira da Agricultura Familiar no município. “Ela foi sucesso de público e venda para as famílias que participaram. Ficamos muito felizes e decidimos estabelecer um calendário anual e torná-la permanente”, informou.
Os agricultores vão expor em pelo menos 20 bancas padronizadas, sendo 15 para produtores de Várzea Grande e 05 cinco para produtores de Nossa Senhora do Livramento.
Quem for conferir a feira vai encontrar pães, bolos e biscoitos artesanais, frutas (abacaxi, banana, jabuticaba, laranja, limão, manga, tamarindo), folhas (agrião, alface, almeirão, cebolinha, cheiro verde, coentro, couve, hortelã, rúcula, salsa), verduras (abóbora, batata doce, berinjela, feijão de corda, jiló, mandioca, maxixe, pimenta, quiabo), derivados de leite (queijos, requeijão, cabacinha), doces de leite, geleias, melado, rapadura, mel, banha, produtos medicinais (garrafadas, sabonetes, xaropes), além de itens de artesanato, como decoração, viola de cocho e tapetes de crochê.
“Mesmo quem não mora em Várzea Grande poderá acessar a feira e vai valer a pela”, explica o coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável, Jhonattan Ferreira. “Será uma ótima opção de compras para quem está voltando do trabalho, no final da tarde”, acrescenta. Além de produtos convencionais, a feira vai oferecer também alimentos orgânicos e também os de origem animal que, possuem registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a exemplo de banha, torresmo, salame, mel, própolis, geleia real e pólen.
Confira as datas da Feira da Agricultura Familiar para o ano de 2023: 09/02 – Quinta-feira; 02/03 – Quinta-feira; 05/04 – Quarta-feira (Quinta é feriado); 04/05 – Quinta-feira; 01/06 – Quinta-feira; 06/07 – Quinta-feira; 03/08 – Quinta-feira; 06/09 – Quarta-feira (Quinta é feriado); 05/10 – Quinta-feira; 01/11 – Quarta-feira (Quinta é feriado) e 07/12 – Quinta-feira.
Com Secom/VG
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PF combate abuso sexual infantojuvenil em MT
Estudo aponta queda da inadimplência e aumento de endividamento
Brasília no radar
Sorteio Nota MT: R$ 100 mil a moradores de Cuiabá e Água Boa
Polícia Civil desarticula facção e ceifa tráfico de drogas em MT
Cloud-only: o futuro das empresas que abandonaram a infraestrutura local
Internet: Operação mira suspeitos de abuso sexual infantojuvenil
TCE-MT destaca evolução do Programa de Transparência Pública
TJ condena banco a pagar R$ 900 mil por falha em renegociação
Dia do Cliente: Como a Percepção do Consumidor Digital Faz Sua Marca Brilhar