A Fecomércio-MT reforça, por meio de nota, que "carnaval será ponto facultativo em Cuiabá e Várzea Grande".
Confira na íntegra:
Na segunda e terça-feira de carnaval deste ano, 20 e 21 de fevereiro, o comércio em geral – de rua e shoppings – de Cuiabá e Várzea Grande está liberado para funcionar normalmente.
Segundo a Assessoria Jurídica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT), a decisão toma como base os decretos municipais que tornam as datas pontos facultativos e se estende para a Quarta-Feira de Cinzas, no dia 22.
Com isso, os empresários não estão obrigados a remunerar em dobro o trabalhador pelas horas trabalhadas nesses dias, incluída as comissões de vendas. A medida consta na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), firmado entre os sindicatos patronais do comércio (empresários) e laboral (trabalhadores) que representam a categoria nos municípios.
Com relação ao funcionalismo público municipal e estadual, os serviços não deverão funcionar nas respectivas datas, com exceção das atividades e serviços considerados essenciais à população. As atividades deverão voltar à normalidade na Quarta-Feira de Cinzas, após às 14h.
A Federação informa, ainda, que existem municípios do estado onde a data é considerada feriado, para isso, recomenda-se que seja observada as leis nos respectivos municípios ou os decretos publicados sobre o assunto.
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, lembra que a decisão das prefeituras em decretar ponto facultativo durante o período de carnaval tem contribuído para a recuperação das atividades comerciais. “Muitos empresários ainda sofrem o reflexo do período pandêmico, prejudicando a vida de empresários e de trabalhadores do comércio. Com essa medida, todos ganham, inclusive, o próprio estado com o aumento da arrecadação de mais impostos”, explica.
Já as agências bancárias não terão expediente na segunda e terça-feira de carnaval em todo estado, voltando ao funcionamento normal na Quarta-Feira de Cinzas.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera